Notícias
Aprendizagem
SRTb/RJ e parceiros atuam para inclusão de jovens na Aprendizagem Profissional em Volta Redonda
“Empresário, você pode fazer a diferença”. Foi com essa mensagem que auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro (SRTb/RJ) e parceiros reuniram empresários em Volta Redonda para uma sensibilização sobre as vantagens da Aprendizagem Profissional na última segunda-feira (11).
“Todas as empresas presentes à reunião foram notificadas antecipadamente para o cumprimento da cota de aprendizes. O objetivo do encontro foi tirar dúvidas e mostrar que todos ganham com a inclusão de jovens na aprendizagem”, explica a auditora-fiscal do Trabalho Livia Batista Valle da Rocha Jardim, que passou orientações aos presentes durante o encontro.
Um dos pontos em destaque divulgado às empresas foi o Decreto n° 9.579/18, que estabelece a seleção de aprendizes a partir do cadastro público de emprego, priorizando a inclusão de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Até o final do ano, a meta é notificar todos os estabelecimentos e contemplar cerca de 800 jovens em estado de vulnerabilidade no município de Volta Redonda.
“Por meio da inclusão na Aprendizagem Profissional, a auditoria-fiscal do Trabalho em conjunto com os parceiros que integram a iniciativa promovem a desejada transformação social, mudando a vida de muitos jovens e respectivas famílias”, comenta Alexandre Lyra, Coordenador Regional da Inserção na Aprendizagem Profissional da SRTb/Rio de Janeiro.
Participaram também da reunião, representantes de diversas instituições parceiras, como Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público do Trabalho da 1ª. Região, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) de Volta Redonda, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras), entre outros.