Notícias
Novo CAGED
Brasil cria 372.265 novos postos de trabalho formais em agosto
O saldo do emprego com carteira assinada em agosto de 2021 ficou positivo em 372.265 postos de trabalho. Os números são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado, nesta quarta-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No acumulado de janeiro a agosto de 2021, o saldo é de mais de 2,2 milhões de novas vagas de emprego, decorrente de 13.082.860 admissões e 10.878.873 desligamentos.
Em entrevista coletiva, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, ressaltou que os números confirmam a importância das medidas adotadas pelo governo no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e para a retomada do crescimento: “A intenção é chegar até o final do ano com aproximadamente 2,5 milhões de empregos formais criados. Se nós compararmos (esse) com outros períodos na história recente do Brasil nós podemos verificar que (os números) vêm em uma crescente sustentável e vamos continuar nos próximos meses”, disse.
Exaltando o avanço na vacinação no país, o ministro enfatizou o crescimento sustentável da formalização e a retomada da economia. “O Brasil reage e reage bem. É o terceiro país do mundo que mais distribuiu vacinas, mais adultos vacinaram, e com essa cobertura começa a vir a retomada da economia, para derrubar toda e qualquer previsão catastrófica”, completou.
Setores
O setor de Serviços foi o grande destaque do mês, com a geração de mais de 180 mil novos postos de trabalho formais, distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras. Destaque também para serviços de limpeza, serviços de escritório e serviços de engenharia.
O segundo maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor do Comércio, com saldo de 77,7 mil novos postos de trabalho formais. O Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios abriu mais de 9 mil postos.
O setor da Indústria foi o terceiro setor com maior crescimento (72 mil postos). Seguido da Construção (32 mil) e, por fim, da Agropecuária (9 mil).
Regiões
Todas as 27 Unidades da Federação registraram saldo positivo na geração de empregos, com destaque para a região Sudeste. Os estados que mais abriram postos de trabalho foram: São Paulo (113.836 postos); Minas Gerais (43.310) e Rio de Janeiro (22.960).
Acesse o Painel do Caged
Acesse o sumário executivo