Perguntas Frequentes
-
Formas de Divulgação
-
Quais são os principais meios de divulgação das Estatísticas do Trabalho?
Os principais meios de divulgação são o sítio do PDET, os produtos disponibilizados no DARDO WEB e os microdados em TXT.
-
Qual a periodicidade da divulgação dos dados de emprego feito pelo Ministério do Trabalho?
Os dados oriundos do CAGED possuem periodicidade mensal e os dados provenientes da RAIS possuem periodicidade anual.
-
Qual o período de divulgação do Índice de Emprego na Internet e onde localizá-lo ?
O Índice de Emprego do CAGED é publicado na Internet no "Comportamento do Emprego Formal" ou "EEC - Evolução de Emprego do CAGED". Sua disponibilização ocorre geralmente na 2º quinzena do mês subsequente ao de referência, após sua divulgação oficial pelo Ministério do Trabalho.
-
Qual órgão de governo nos estados é responsável por prestar esclarecimentos sobre a RAIS/ CAGED, como prazos, meios de entrega, multas?
O órgão responsável é o Ministério do Trabalho, através das Superitendências Regionais do Trabalho Emprego (SRTEs), Gerências Reionais do Trabalho e Emprego (GRTEs) Agências Regionais AAs e Agências de Atendimento (AATEs).
-
É possível adquirir os manuais atualizados para preenchimento dos formulários RAIS e CAGED?
Sim.Através dos sítios:
CAGED:https://caged.maisemprego.mte.gov.br/portalcaged/paginas/TL_downloads.xhtml e
-
É possível divulgar o PDET em minha instituição? Qual a orientação?
Sim, mediante solicitação de apoio a Coordenação-Geral de Cadastros, Identificação Profissional e Estudos, no e-mail cgcipe.sppe@mte.gov.br.
-
O aplicativo Perfil do Estabelecimento não está sendo mais disseminado, como posso acessá-lo atualmente?
O aplicativo agora possui o nome de CAGED Estabelecimento e está disponível no sítio: http://pdet.mte.gov.br/caged-estabelecimento
-
É necessário o envio de publicações elaboradas com os produtos RAIS/CAGED do PDET à CGET?
SIM, o envio é obrigatório e imprescindível como retorno de utilização das bases.
Os usuários se comprometem a "fornecer cópia, em meio eletrônico ou papel, de qualquer produto técnico formulado a partir de informações estatísticas das Bases de Dados do Ministério do Trabalho, tais como: trabalhos, estudos, indicadores, pesquisas, etc. Em caso de publicação na Internet, ao invés do produto, pode ser enviado apenas o endereço completo da publicação na Web". O envio deve ser feito para a CGCIPE no endereço eletrônico cgcipe.sppe@mte.gov.br .
-
Quais são os principais meios de divulgação das Estatísticas do Trabalho?
-
Base de Dados - Acesso
-
Quem pode fazer parte do PDET - Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho?
Pessoa Física e juridica- Mediante preenchimento de um cadastro, no endereço http://pdet.mte.gov.br/solicitacao-de-acesso-online
Obs.: Preenchimento de Formulário eletrônico de solicitação de acesso. -
Quais são as opções para acesso às Bases de Dados do Programa de Disseminação?
O acesso às informações estatísticas do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET, pode ser feito mediante três modalidades:
1) No sítio do Ministério do Trabalho, onde se encontra uma série de pesquisas e análise
2) Acesso Online (DARDO WEB), mediante solicitação com preenchimento e o envio de cadastro do pesquisador solicitante (pessoa física) e mediante assinatura de um Termo de Compromisso (pessoa juridica)
3) Microdados, em TXT, no endereço ftp://ftp.mtps.gov.br/pdet/microdadosOBS:Os microdados em txt podem ser manipulados com softwares estatísticos ou de banco de dados. Os mais conhecidos que podemos indicar são o Access, o R (gratuito), o SPSS ou SAS, entre outros.
-
Quais são os produtos em disponíveis no Programa de Disseminação ?
Os produtos são: RAIS (RAIS Trabalhadores e RAIS Estabelecimentos), CAGED Estatístico e Fora do Prazo, no acesso online ou as consultas: CAGED Ajustes, Evolução do Emprego do CAGED, CAGED Estabelecimento, Perfil do Municpío, ISPER - dados por município e microdados, em TXT. .
-
Como obter acesso às Bases de Dados na INTERNET?
ver endereço http://pdet.mte.gov.br/como-participar
-
O que é DARDO WEB?
O DARDO WEB é o software que permite a recuperação de informações em tempo reduzido na utilização das bases de dados do MTE (RAIS e CAGED), disponível na internet. Com o DARDO WEB é possível elaborar cruzamentos de diversas variáveis, tais como: emprego por gênero, admissões e desligamentos por setor de atividade, dentre outras.
-
Como uma pessoa física ou pesquisador independente pode ter acesso aos dados estatísticos?
Qualquer pessoa física poderá ter acesso on-line (DARDO WEB), às informações estatísticas do CAGED e da RAIS, mediante o preenchimento de formulário eletrônico de solicitação de acesso, através da Internet. ver endereço http://pdet.mte.gov.br/como-participar
-
Os usuários das bases de dados do MTB poderão participar de algum grupo de discussão para interagir sobre à sua utilização ?
Está ativo o grupo de discussão basesmte@yahoogrupos.com.br, um foro virtual cujo objetivo é promover debates sobre o mercado de trabalho e suas pesquisas, além de poder receber críticas, sugestões e contribuições relacionadas ao Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET). Entre outras atividades, este grupo de discussão permite uma troca de experiências na utilização das bases de dados; divulgação de novos produtos; evolução de outros produtos já existentes, esclarecimento de dúvidas em relação às bases de dados e ferramentas de acesso. Todos os usuários cadastrados no PDET são convidados através de e-mail para interagir nesse ambiente virtual.
-
O que é necessário para participar do grupo de discussões dos usuários das bases de dados?
Para participar do grupo de discussões do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET, envie uma mensagem em branco para: basesmte-subscribe@yahoogrupos.com.br. Você receberá uma mensagem de confirmação de inscrição. Basta responder a esta mensagem e sua inscrição será feita automaticamente.
-
O que é Base Series Históricas e como proceder para instalar e atualizar as informações do X Time Analysis ?
Produto desativado. Ver Comunicado 176/11 sobre a Suspensão da Distribuição da Base de Dados de Séries Históricas.
-
Quem pode fazer parte do PDET - Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho?
-
Base de Dados - Conceitos e Conteúdo
-
Quais as informações disponíveis no CAGED referentes a estabelecimentos e empregados?
Ver Informações dos Estabelecimentos e dos Empregados
-
Qual a diferença entre RAIS e CAGED?
Veja comparativo entre RAIS e CAGED
-
Como é calculada a remuneração média mensal em salários mínimos na Base RAIS ?
É a divisão da remuneração mensal pelo salário mínimo correspondente a um respectivo mês, em seguida soma-se cada valor encontrado e divide-se o resultado pelo número de meses trabalhados durante o ano-base. Mais informações ver critério de geração que está disponível do portal do Ministério do Trabalho.
-
O que é massa salarial?
É o resultado do produto entre a remuneração média dos empregados e o número de empregos. Na RAIS, as informações de remuneração excluem o 13º salário.
-
Como calcular a massa salarial anual?
A MASSA SALARIAL ANUAL é a soma da MASSA SALARIAL DOS 12 MESES DO ANO, acrescido ou não do 13º salário, isto é, o somatório do produto entre a remuneração média mensal pelo número de vínculos empregatícios ativos no mês. Entretanto, como a remuneração média mês a mês não está disponível na base estatística, uma boa estimativa para o cálculo da massa salarial anual pode ser obtida pelo produto da MASSA SALARIAL DE DEZEMBRO por 12 ou por 13, caso considere o 13º salário.
-
A que se refere a variável "EMP em 31/12" constante na Base RAIS (Trabalhador) ?
Essa variável indica a situação do vínculo do empregado em 31/12 do ano a que se refere a base RAIS. A categoria SIM indica que o vínculo está ativo no final do ano em questão, ou seja, não teve desligamento durante o ano. A categoria NÃO indica que o vínculo está inativo no final do ano, ou seja, teve desligamento durante o ano em questão.
- Quais são os principais conceitos utilizados nas bases de dados ?
-
Quais as principais características e novidades da CNAE 2.0 ?
Além de uma melhorar a uniformização das informações relativas a atividade econômica nas declarações dos Registros Administrativos do Mtb, a CNAE 2.0 veio adequar os padrões da classificação de atividades econômicas brasileiras aos padrões internacionais. Ocorreram também alterações operacionais em suas agregações como: Definição de "SEÇÃO" reunindo as atividades de Informação e Comunicação; Expansão das categorias das atividades de Serviços; Definição de "SEÇÃO" específica para as atividades ligadas ao meio ambiente e melhoria na definição das categorias, além de atendimento a demandas específicas do país e elevação de 581 classes na 1.0 para 673 classes na 2.0.
-
Qual é a definição de RAIS Negativa ?
É a declaração dos estabelecimentos que não mantiveram vínculos empregatícios.
Veja Comunicado MTE 139/2008.
-
Qual é o significado do termo "resíduo" ou “Ajustes” ou “Fora do Prazo ?
Refere-se a todas as informações entregues com atraso pelos estabelecimentos. Ver Nota Técnica 082/2011.
-
O que é vínculo?
É qualquer relação empregatícia mantida com o empregador durante o ano-base.
-
O que é taxa de rotatividade?
É a porcentagem dos trabalhadores substituídos mensalmente em relação ao estoque vigente no primeiro dia do mês de referência em termos geográfico e setorial, não incluindo o nível ocupacional. Dessa forma limita-se a medir a movimentação do trabalhador e não quantifica a substituição dos trabalhadores com o mesmo perfil ocupacional. A taxa de rotatividade mensal é obtida mediante a divisão do menor valor entre o total de admissões ou desligamentos pelo total de empregos no 1º dia do mês.
-
O que é flutuação de emprego?
Demonstra a movimentação das Admissões e Desligamentos em determinado período.
-
O que é variação absoluta?
Indica a diferença entre Admissões e Desligamentos (Saldo entre A - D).
-
O que é variação relativa?
Mostra o desempenho do emprego em termos percentuais. É obtida mediante a divisão da variação absoluta, pelo estoque do primeiro dia do mês.
-
O que é índice de emprego?
É o indicador da evolução do emprego formal. Calcula-se tendo por base o encadeamento das variações relativas mensais desde dezembro do ano imediatamente anterior.
-
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, sofreu alguma alteração metodológica desde a sua criação em 1965?
Sim. Ocorreram alterações metodológicas em 1967 e em 2002. As mudanças foram necessárias para o aperfeiçoamento dos registros de movimentação de trabalhadores admitidos e desligados. Periodicamente há necessidade de adequar os Registros Administrativos para um melhor acompanhamento das mudanças sociais e tecnológicas. A última alteração metodológica do Índice de Formalização do Emprego do CAGED não chegou a ser, precisamente, uma mudança, mas sim um aperfeiçoamento da metodologia existente. Esse aperfeiçoamento metodológico ocorreu ao longo de 2001 tendo sido concluído no mês de dezembro. O Índice de Formalização do Emprego com a metodologia reformulada teve início em janeiro de 2002.Ver Notas Técnicas MTE 051/02 e MTE 057/03.
-
Quais as razões que justificam o comportamento sazonal nos meses de dezembro, quando os desligamentos superam bastante as admissões?
O saldo de empregos apresenta forte queda em dezembro, influenciada mais pela redução das admissões, em torno de 30%, com relação à média mensal dos demais meses, do que pelo aumento das demissões, que chegam a 17%. Isto mostra que o problema não existe apenas pelo fato de as empresas demitirem mais, mas, principalmente, porque admitem muito menos em dezembro.
Outra razão pode estar relacionada ao menor número de novas empresas que iniciam as atividades no mês de dezembro, o que reduz ainda mais o número de contratações. Estas são grandes geradoras de novos postos de trabalho, embora estes empregos sejam mais voláteis (possuem uma duração média menor) que os das empresas já estabilizadas no mercado. Observa-se, com base nos dados do CAGED, que em dezembro ocorre uma queda de 33% na abertura de novas empresas, com relação à média dos demais meses do ano.
-
Como reconstituir o estoque da RAIS utilizando a variação do CAGED?
Veja as Notas Técnicas Nota Técnica MTE 002/96 e Nota Técnica MTE 059/03.
-
Qual é a definição da base RAISMIGRA?
A RAISMIGRA é uma base de dados derivada do registro administrativo Relação Anual de Informações Sociais - RAIS - e visa o acompanhamento geográfico, setorial e ocupacional da trajetória dos trabalhadores ao longo do tempo. A base está organizada de forma longitudinal, permitindo a realização de estudos de mobilidade, duração e reinsersão de indivíduos no mercado de trabalho, o que não é permitido pela base RAIS convencional, que está organizada por ano de referência da declaração dos vínculos.
A base da RAISMIGRA encontra-se indisponível.
-
Qual a origem da informação "Estoque 1º Janeiro", constante no aplicativo CAGED Estabelecimento (Internet) ?
A fonte desta informação é o CAGED, cuja base de referência por questões metodológicas é atualizada anualmente. Especificamente no caso de 2016, a atualização é obtida a partir dos estoques dos estabelecimentos que declararam à RAIS no ano-base 2014, acrescidos dos saldos das admissões menos os desligamentos declarados ao CAGED durante o ano de 2015. Recomendamos a leitura das Notas Técnicas.
-
Quais os modelos de RAISMIGRA que existem?
Existem dois modelos da base de dados RAISMIGRA: o modelo "PAINEL" (posição do trabalhador ao longo do tempo), que permite estudos de mobilidade do indivíduo no mercado de trabalho; e o modelo "VÍNCULO" (relação de emprego formal estabelecida entre um estabelecimento e um trabalhador), que permite estudos de duração (tempo de emprego e desemprego) e reinserção, complementando o potencial de utilização da RAIS para acompanhamento do Mercado de Trabalho.
A base da RAISMIGRA encontra-se indisponível.
-
Como acessar a base RAISMIGRA?
Infelizmente a base da RAISMIGRA encontra-se indisponível. Estamos trabalhando para a disponibilização em breve.
-
Quais as informações disponíveis no CAGED referentes a estabelecimentos e empregados?
-