Notícias
01/12/2011 Comunicado MTE 190/11 Apresentação Dardo Web: Nova ferramenta de visualização das bases de dados RAIS e CAGED
01/12/2011 Comunicado MTE 190/11 Apresentação Dardo Web: Nova ferramenta de visualização das bases de dados RAIS e CAGED
O Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Coordenação-Geral de Estatísticas do Trabalho – CGET, apresenta a seguir as caracteristas da ferramenta Dardo Web que permitirá aos usuários do PDET acessar toda a série histórica das bases de dados do MTE (RAIS e CAGED), via Internet, a partir do final de dezembro de 2011.
O Dardo Web é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que possibilita a análise rápida e consistente de informações. Ela oferece para o usuário final a flexibilidade, a precisão e a qualidade que a análise gerencial de informações requer. Diferente de diversas ferramentas de BI, o Dardo Web não trabalha com o conceito de data warehouse. Seu sistema de coleta e armazenamento de informações trabalha com o conceito de data marts, estruturas flexíveis que permitem a correlação de informações provenientes de diversos repositórios estruturados, sejam eles bases de dados ou planilhas, gerando uma visão integrada da organização ou do processo tratado.
O Dardo Web permite a criação de interface com bons atributos de usabilidade, para acesso às informações gerenciais na Web. Essa interface pode ser acessada a partir de diferentes navegadores.
Destaca-se, como as principais vantagens do Dardo Web, número ilimitado de usuários, processamento de grandes volumes de informação, velocidade de processamento de consultas e visualização da informação processada em formatos apropriados para publicação, tais como tabelas, gráficos e mapas.
As consultas são definidas com extrema facilidade no navegador (browser) do cliente por intermédio de páginas de fácil compreensão. O usuário define a estrutura da consulta, o conteúdo da mesma, estabelece as seleções (filtros) desejadas e o formato com que deseja que os resultados obtidos sejam retornados.
Os resultados obtidos podem também ser apresentados em formato de mapas, proporcionando visão geográfica dos fenômenos chegando ao nível de região, estado, meso, microrregião e municípios, ou através de diversos estilos de gráficos que facilitam a compreensão dos dados e a análise de tendências.
As consultas podem ser estruturadas em até 5 dimensões (Quadro, Coluna, Linha, Sublinha e Subcoluna) visando a maior flexibilidade de análise.
Uma vez realizada a consulta, seus resultados podem ser dinamicamente trabalhados pelo usuário, dentro do próprio navegador. Podem ser aplicadas operações aritméticas e estatísticas, classificações. Resultados dissonantes podem ser sinalizados para chamar a atenção nas publicações.
Podem ser utilizadas técnicas de drill down sucessivos, visando a identificação dos fenômenos causadores das distorções que se deseja verificar. Os registros atômicos podem ser acessados pelo usuário sem limite de quantidade (recurso avaliado pelo gestor).
Além de operar em ambiente Windows e Linux, o Dardo Web atinge velocidades de leitura superiores a 300 milhões de registros por minuto em computadores com configuração de mercado. Os resultados da recuperação de registros, além de exibidos via web, também podem ser exportados para os formatos CSV, XLS, PDF, XML e RTF.
Para esclarecimentos adicionais, deve-se fazer contato enviando mensagem para a CGET no endereço eletrônico
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.