O Plano Estratégico do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que contém referenciais estratégicos, objetivos, indicadores, metas e entregas, foi aprovado pela Portaria MTE nº 290, de 8 de março de 2024, para o período de 2023 a 2027.
Na elaboração do Plano Estratégico do MTE, que é produto do processo do planejamento estratégico institucional, adotou-se a metodologia Balanced Scorecard (BSC) adaptada à realidade deste Ministério, para traduzir a missão e a estratégia em objetivos e medidas organizados sob três perspectivas.
Perspectivas
- Resultados para a sociedade: permite avaliar o impacto das estratégias. Ela atua como um guia para os objetivos das outras perspectivas, razão pela qual ocupa a posição mais alta no mapa estratégico. Ela busca ilustrar a maneira como o Ministério interage com aqueles que se beneficiam de seus serviços. É caracterizada pela prestação de serviços de alta qualidade, visando satisfazer as demandas e expectativas da sociedade.
- Processos finalísticos: destaca os processos de trabalho fundamentais nos quais o Ministério precisa se destacar para agregar valor aos serviços prestados. É essencial para identificar e otimizar os processos que conduzem à excelência operacional.
- Governança, pessoas e recursos: Serve como alicerce para a realização dos objetivos das outras perspectivas. No MTE, ela compreende aspectos como a promoção dos mecanismos de governança, sustentabilidade dos fundos relacionados à área de competência deste Ministério, gestão orçamentária eficiente que visa garantir suporte organizacional adequado e investimentos em tecnologia da informação e em desenvolvimento e valorização das pessoas. Esses elementos são fundamentais para suportar a evolução dos processos que compõem as atividades fim.