Notícias
Tesouro promove encontro sobre gestão de custos no setor público
Nesta quinta-feira (14/9), o Tesouro Nacional realiza o XIII Encontro de Gestão de Custos do Setor Público com a participação de órgãos e de entidades públicas melhor classificados no Ranking de Desempenho do Relatório Foco em Custos (RFC 2022). O evento tem o intuito de compartilhar experiências de modelos de gerenciamento de custos e apresentar inovações que buscam fortalecer o sistema de custos como instrumento de gestão.
O evento on-line será transmitido pelo canal do YouTube do Tesouro Nacional (@TesouroNacional) a partir de 9h, e contará, na abertura, com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e com o subsecretário de Contabilidade Pública, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento. Na programação, haverá apresentações de representantes de órgãos e de entidades públicas melhor classificados no Ranking de Desempenho do Relatório Foco em Custos (RFC 2022).
Os vencedores do ranking, nesta edição, foram: o Comando da Aeronáutica (Comaer), na categoria Setoriais de Custos; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na categoria Universidades Federais; a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na categoria Agências Governamentais; e a Empresa Brasil de Comunicação S.A. (EBC), na categoria Empresas Estatais Dependentes.
O encontro terá, ainda pela manhã, a palestra magna ‘Contabilidade Pública Gerencial: Um Retrato do Contexto de Implantação de Sistemas de Custos no Governo Federal’, ministrada pelo coordenador de Suporte às Informações de Custos da STN, Giuliano Cardoso. Em seguida, haverá apresentações de especialistas da Subsecretaria de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional sobre temas técnicos relevantes, como o Manual de Informações de Custos (MIC), o MensuraGov e o Portal de Custos em tempo de Arranjo Colaborativo.
Pela tarde, o evento segue com salas temáticas simultâneas, em que os participantes poderão saber mais sobre temas operacionais e práticos com os servidores da área de contabilidade da Secretária do Tesouro Nacional. Para encerrar, haverá apresentação de duas experiências inovadoras em custos: a primeira na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a segunda no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).