Notícias
Tesouro divulga Guia para o Governador eleito em 2022
O Tesouro Nacional divulgou nesta quarta-feira (16/11) as versões relativas a 2022 do "Guia para o Governador – Relacionamento com o Tesouro Nacional”, documento que traz o panorama da situação de cada Estado em relação aos compromissos firmados com o Órgão. O objetivo da publicação, lançada pela primeira vez em 2018, é auxiliar a reduzir a lacuna de conhecimento que costuma existir na transição entre os mandatos, de forma a contribuir para o planejamento e a gestão do novo governo.
O Guia, já enviado aos governadores eleitos em 2022, é customizado para cada Estado e reúne as principais informações fiscais desses entes, como dívida, metas a serem alcançadas anualmente, limite para contratação de operações de crédito autorizado pelo Tesouro Nacional (espaço fiscal), classificação na análise de capacidade de pagamento (CAPAG) e transferências recebidas da União.
Adicionalmente, o documento traz ainda uma lista com sugestões de avanços a serem perseguidos pelo Estado para melhorar os seus cenários financeiro, fiscal e informacional. Ao final de cada tema, foram disponibilizados os contatos das áreas técnicas responsáveis pelo assunto para agilizar o envio de sugestões e esclarecimento de dúvidas sobre as informações prestadas.
Embora o Guia tenha sido preparado para orientar os governadores e seus corpos técnicos, sua publicação busca alcançar a sociedade como um todo, de forma a permitir ao cidadão conhecer a situação do Estado e acompanhar e fiscalizar os atos de gestão. Para isso, as informações são apresentadas por meio de uma linguagem simples, que seja compreensível e útil a qualquer interessado. A iniciativa segue o princípio da transparência, norteador do trabalho do Tesouro Nacional e de sua relação com os entes da Federação.