Notícias
OLITEF fará cerimônia em Brasília com escolas públicas do Brasil inteiro e presença de Fernando Haddad e Rogério Ceron
Duas escolas públicas de cada Estado serão homenageadas em uma cerimônia que acontecerá no hotel Royal Tulip, em Brasília, amanhã, 19 de março. O evento contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; do secretário Executivo do Ministério da Educação, Leo Barchini; e da secretária Katia Schweickardt, da secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. A vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3, Ana Buchaim, e o head Comercial e de Produtos da B3, Luiz Masagão, também farão discursos.
“A educação financeira é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico do país. Iniciativas como a OLITEF mostram que, ao levar esse conhecimento para a sala de aula, estamos formando cidadãos mais preparados para tomar decisões financeiras conscientes e responsáveis no futuro", comenta o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A OLITEF é uma iniciativa nacional realizada pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3 e organizada pela UpMat Educacional. Conta com o apoio do Ministério da Educação, do Banco Central, do Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).
"Essa cerimônia é um momento de celebração da OLITEF, que já se consolidou como a maior Olimpíada de Educação Financeira do Brasil na sua primeira edição. Queremos ampliar e alcançar ainda mais alunos nas próximas. Esta é uma iniciativa que une duas prioridades do Tesouro Nacional: fortalecer e apoiar iniciativas de educação e estimular inovações do programa Tesouro Direto. Ao investir no conhecimento financeiro dos jovens, estamos plantando as bases para uma sociedade mais consciente e preparada para o futuro", ressalta o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
Além de levar educação financeira para a sala de aula, a iniciativa premiou escolas de norte a sul do Brasil, sendo duas escolas sorteadas por Estado. Entre elas, destacam-se a escola de Oiapoque, no Amapá, até uma escola em Ivoti, no Rio Grande do Sul, mostrando a abrangência nacional da competição.
As 54 escolas públicas sorteadas receberão R$ 100 mil em prêmios para transformar a infraestrutura e promover o desenvolvimento dos alunos. Entre os prêmios, estão 32 laboratórios de informática, 14 de robótica, 5 de ciências e até materiais esportivos e de construção para revitalizar as instalações das escolas vencedoras.
Além disso, mais de 61 mil alunos foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, representando 87% das instituições participantes.
“A primeira edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira obteve resultados expressivos. Quanto mais pessoas entenderem a importância do orçamento familiar e investimentos acessíveis como o Tesouro Direto, mais fortalecemos o mercado financeiro e de capitais do Brasil. A OLITEF exemplifica como unir educação e mercado para gerar valor a longo prazo," afirma o diretor de Relacionamento com Clientes, Educação e Pessoa Física da B3, Felipe Paiva.
Na cerimônia também haverá o lançamento do Consciência e Ação, programa do Ministério da Educação (MEC) voltado para promover a Educação Financeira, Fiscal, Previdenciária e Securitária na educação básica em âmbito nacional.
“O Programa Consciência e Ação e a OLITEF são inciativas fundamentais para fortalecer a educação financeira em todas as escolas do Brasil", reforça a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. "A Educação Financeira é um tema transversal contemporâneo que está na nossa Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e faz parte do que desejamos garantir a todos os jovens quando falamos de uma educação para a cidadania plena", afirma.
Sobre a OLITEF
A OLITEF - Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira - é uma iniciativa nacional gratuita realizada pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3 e apoio do Ministério da Educação (MEC), Banco Central, Consed e UNDIME. A ação, que ocorre anualmente, é organizada pela UpMat Educacional e tem como objetivo promover a educação financeira entre os estudantes brasileiros da Educação Básica, tanto de escolas públicas quanto particulares do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Sobre o Consciência e Ação
O Programa Consciência e Ação é a política de educação para cidadania financeira, fiscal, previdenciária e securitária do Ministério da Educação e assegura aos estudantes da Educação Básica os direitos de aprendizagem que lhes permitem reconhecer, compreender e analisar criticamente as relações econômicas que permeiam seu cotidiano, tomando decisões para seu bem-estar individual e para o bem-estar comum.