Notícias
Nova edição da Revista Caderno de Finanças Públicas traz artigos sobre impacto da COVID-19 e relação de dívida e gastos tributários com crescimento
O impacto fiscal de mudanças tributárias, a implantação do Novo Regime Fiscal no STJ e interações de políticas econômicas também estão entre os temas
O Tesouro Nacional publicou o volume 20, número 3, da Revista Cadernos de Finanças Públicas, correspondente ao terceiro quadrimestre de 2020.
Os artigos desta edição abordam novas evidências sobre dívida pública e crescimento econômico no Brasil; a relação entre os gastos tributários e o desenvolvimento da economia, argumentando que o impacto pode estar abaixo do esperado; e os impactos e as previsões da implantação do Novo Regime Fiscal no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em ano de pandemia, o assunto também está presente, em texto sobre como a COVID-19 impactou o modo de trabalho do setor público e privado. O leitor encontrará ainda um artigo sobre a estimação do impacto fiscal de mudanças tributárias utilizando modelo de equilíbrio geral, além de um trabalho a respeito da identificação das interações de políticas econômicas e a mensuração dos multiplicadores fiscais, em um arcabouço de mudanças de regimes markovianas.
A revista Cadernos de Finanças Públicas foi lançada em 2000 com o objetivo de fomentar a pesquisa, o debate e a reflexão sobre ideias, conceitos e práticas no âmbito das finanças públicas, em contexto de equilíbrio das contas públicas e do crescimento econômico sustentável.
No ano passado, foi publicada uma edição especial em homenagem a dois economistas que faleceram em 2020: o professor da Universidade de Harvard Alberto Alesina, e o doutorando em economia pela PUC-Rio e servidor do Tesouro Nacional, Jailison Silveira.