Linha de Liquidez e Mitigação de Efeitos da Volatilidade Cambial
A Sublinha de liquidez (crédito contingente) e mitigação de efeitos da volatilidade cambial visa dar segurança a investidores externos nos casos de eventos de variações cambiais muito acima do previsto. Sua utilização reduz o risco de liquidez decorrente de desvalorizações cambiais excessivas, que impactam diretamente nas taxas de retorno dos projetos (em moeda forte), mitigando os efeitos de oscilações financeiras que ocorrerem além daquelas cobertas por mecanismos tradicionais de hedge cambial, no contexto do gerenciamento dos fluxos de caixa dos projetos de investimentos no Brasil.
Dessa forma, a Sublinha contingente de liquidez busca mitigar o risco de que eventos de alta volatilidade cambial criem desafios de curto prazo para os fluxos de caixa ou prejudiquem de forma excessiva o retorno econômico em dólar de investimentos em projetos no Brasil. O fato de contar com mecanismo de cobertura de eventos que possam comprometer o fluxo de caixa do projeto, em especial na fase pré-operacional, pode dar segurança adicional aos credores de dívidas, o que permite a redução do custo global de financiamento relacionado ao projeto.
Em linhas gerais, o mecanismo da Sublinha de liquidez oferece caixa em momentos de desvalorização acentuada da moeda, caracterizada por um desvio percentual positivo da taxa de câmbio observada no período frente aquela originalmente projetada. O mecanismo prevê a possibilidade de recomposição do saldo da linha de liquidez em períodos de valorização cambial.
A operacionalização dessa Sublinha de crédito contingente encontra-se em elaboração no âmbito do Comitê Executivo.