Reclamar de uma empresa supervisionada pela SUSEP
Buscando maior eficiência na utilização de seus recursos, as reclamações contra empresas dos mercados supervisionados passaram a ser registradas no portal do Consumidor.gov.br (conforme Circular Susep nº 643/2021), um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.
A ouvidoria da empresa reclamada tem até 10 dias para analisar a reclamação e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
Informamos ainda que a Susep faz um acompanhamento contínuo das reclamações cadastradas no consumidor.gov, com a leitura extensiva ou por amostragem das reclamações, e que possui diversos indicadores que subsidiam as ações de fiscalização e supervisão de conduta nas entidades supervisionadas a fim de corrigir atuações errôneas que estejam ferindo o tratamento adequado ao consumidor.
A sua reclamação importa para a Susep, não deixe de registrá-la!