Notícias
Susep apresenta desdobramentos do GT Seguros e Transformação Ecológica
Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2024. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) apresentou, em webinar realizado hoje (28), o Relatório Final do Grupo de Trabalho (GT) “Seguros e Transformação Ecológica” e os encaminhamentos realizados a partir do documento.
O GT foi constituído com o propósito de discutir e propor recomendações de aperfeiçoamento regulatório de produtos e coberturas securitárias relacionados aos objetivos do Plano de Transformação Ecológica do Governo Federal.
O webinar, que teve transmissão ao vivo no canal da Susep no YouTube, teve a presença do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Ramalho Dubeux. Pela Susep, participaram o Superintendente, Alessandro Octaviani, e a Diretora Jessica Bastos, que foi a coordenadora do GT.
Em sua participação, Rafael Dubeux destacou as recentes melhorias alcançadas no ambiente do setor de seguros: “Tivemos uma primeira legislação aprovada e outra que está no senado na iminência de ser aprovada, para ampliarmos a participação dos seguros em relação ao PIB, a competitividade do setor e a participação de outros atores, garantindo a solidez do setor de seguros, que é uma das fontes importantes de poupança para investimento na economia”, afirmou. Além disso, Dubeux relatou que o Ministério da Fazenda criou um novo eixo de atuação denominado Plano de Transformação Ecológica, “uma inovação que busca fazer com que não repliquemos modelos de crescimento anteriores, baseados na extração de recursos naturais com baixíssima agregação de valor e numa relação deletéria com o meio ambiente. Os grandes objetivos são: dar um rumo de desenvolvimento que seja baseado em produtividade, inovação tecnológica, uma relação saudável e harmoniosa com o meio ambiente e que seja redistributivo”, completou o Secretário.
Durante sua apresentação, a Diretora Jessica Bastos ressaltou a observância do Plano de Transformação Ecológica ao longo de todo o trabalho do GT. “Nós internalizamos essa estrutura do Plano de Transformação Ecológica para pensar em como a Política Nacional de Seguros poderia servir à Política Nacional de Investimentos do Governo Federal. Como o mercado de seguros poderia prestar sua expertise para a concepção dos objetivos do Plano de Transformação Ecológica.” Ainda, Jessica apresentou a dinâmica de trabalho, as principais contribuições e o produto final de cada um dos subgrupos, com destaque para a Resolução CNSP sobre seguros e previdência sustentáveis, publicada no Diário Oficial da União hoje (28).
Dentre as iniciativas futuras relacionadas à Transformação Ecológica, o Superintendente Alessandro Octaviani citou a necessidade de atuação do setor de seguros. “Temos que ter infraestruturas institucionais para capacitar adequadamente o Brasil para passar por esse período. Temos que criar uma articulação virtuosa entre o Estado e o mercado para produzir para o país a capacitação para passar pelas catástrofes que virão”, afirmou.
Para assistir à apresentação completa, acesse o vídeo disponível na página do site da Susep sobre o Grupo de Trabalho, na qual também podem ser encontradas informações sobre o GT Seguros e Transformação Ecológica, como o relatório final e a apresentação feita durante o webinar.