Perguntas e Respostas sobre o Sistema de Consulta de Seguros
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Não encontrei um seguro que eu contratei. O que fazer?
Primeiramente, confirme se o seu seguro está na lista dos seguros já disponíveis, conforme informação da página inicial do Sistema de Consulta de Seguros.
Na sequência, verifique se o seguro foi contratado com uma empresa autorizada pela Susep. As empresas autorizadas podem ser acessadas clicando aqui.
É importante lembrar ainda que o sistema somente retorna os seguros em que o cidadão consta como segurado, não fornecendo as informações relativas a beneficiários.
Caso seu seguro tenha sido contratado com uma empresa autorizada e de um produto já previsto na consulta, faça contato diretamente com a seguradora para entender o motivo da ausência do seguro na consulta.
Caso a seguradora não resolva a questão, recomendamos que uma reclamação seja aberta no portal Consumidor.gov.br, indicando o problema "Apólice com dados divergentes no sistema de registros da Susep". O Consumidor.gob.br é um serviço público e gratuito que permite, pela internet, a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo. A ouvidoria da empresa reclamada terá até 10 dias para analisar a reclamação e responder.
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Quando vou poder consultar os meus outros seguros?
A consulta das demais operações de seguros, previdência e capitalização está em desenvolvimento. No futuro, todas as operações estarão disponíveis.
- Em posse de uma procuração, posso consultar os seguros de uma outra pessoa?
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Se a seguradora não estiver com meu seguro registrado, o que acontece? Estou sem seguro?
Um seguro pode não aparecer no sistema de consultas por diversos motivos.
Primeiramente, confirme se o seu seguro está na lista dos seguros já disponíveis, conforme informação da página inicial do Sistema de Consulta de Seguros.
Na sequência, verifique se o seguro foi contratado com uma empresa autorizada pela Susep. As empresas autorizadas podem ser acessadas clicando aqui.
É importante lembrar ainda que o sistema somente retorna os seguros em que o cidadão consta como segurado, não fornecendo as informações relativas a beneficiários.
Caso não seja uma dessas situações, é importante entrar em contato com a seguradora para entender o motivo da ausência do seguro na consulta.
Caso a seguradora não esclareça a situação, recomendamos que uma reclamação seja aberta no portal Consumidor.gov.br, indicando o problema “Apólice com dados divergentes no sistema de registros da Susep”. O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite, pela internet, a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo. A ouvidoria da empresa reclamada terá até 10 dias para analisar a reclamação e responder.
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Contratei meu seguro com uma empresa diferente da seguradora que apareceu. O que fazer?
Primeiramente, verifique na sua apólice e/ou documentos recebidos qual o nome da seguradora, pois é comum lembrar apenas do seu corretor de seguros.
Adicionalmente, pode ser um caso de cosseguro, quando mais de uma seguradora responde pelo risco de um único seguro. Consulte a sua apólice, pois a informação do cosseguro deve constar no documento.
Caso a seguradora listada no sistema de consultas seja diferente da(s) seguradora(s) que aparece(m) no documento, sugerimos que entre em contato com a seguradora informada na consulta e verifique a razão da contratação.
Se entender que foi feita uma contratação sem a sua concordância, poderá fazer uma reclamação no portal Consumidor.gov.br, indicando o problema “Apólice com dados divergentes no sistema de registros da Susep”. O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite, pela internet, a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo. A ouvidoria da empresa reclamada terá até 10 dias para analisar a reclamação e responder.
Confirmada a contratação sem a sua concordância, recomendamos que seja feita uma denúncia à Susep, para que possam ser tomadas as medidas administrativas cabíveis. Veja as instruções de como fazer uma denúncia sobre uma empresa supervisionada pela Susep clicando aqui.
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O que significam as coberturas que aparecem na minha consulta?
A descrição das coberturas exibidas na consulta corresponde à nomenclatura utilizada pela seguradora. Orientamos analisar os documentos relativos ao seguro ou entrar em contato com a seguradora para obter informações sobre as coberturas listadas.
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Por que as datas de início e fim de vigência da minha apólice não correspondem ao período que foi contratado?
As datas de vigência dos seguros correspondem exatamente ao que foi registrado pela seguradora junto à Susep. Em caso de dúvidas ou necessidade de alterações, consulte a seguradora.
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Encontrei o meu seguro, mas algumas informações não estão corretas. O que fazer?
Caso as informações estejam diferentes do que consta na sua apólice e/ou documentos recebidos, faça contato diretamente com a seguradora para esclarecer as divergências.
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Por que são exibidos nomes de segurados diferentes quando consulto minhas apólices?
O Sistema de Consulta de Seguros utiliza o CPF do segurado para realizar a busca e os resultados exibidos são aqueles relacionados ao CPF consultado.
Os nomes aparecem com a grafia que foi registrada pela seguradora. Em caso de necessidade de alteração de dados, consulte a seguradora.
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Como faço para saber se um parente falecido tinha seguro?
O Sistema de Consulta de Seguros é um serviço disponibilizado via conta gov.br, que é de acesso pessoal. Deste modo, não é possível consultar os seguros de parentes falecidos.
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Encontrei um seguro que eu não contratei. O que fazer?
Pode ser um caso de cosseguro, quando mais de uma seguradora responde pelo risco de um único seguro. Verifique a sua apólice, pois a informação do cosseguro deve constar no documento.
Caso a seguradora listada no sistema de consultas seja diferente da(s) seguradora(s) que aparece(m) no documento, sugerimos que entre em contato com a seguradora informada na consulta e verifique a razão da contratação.
Há ainda a possibilidade de o seguro ter sido contratado junto com outros produtos ou serviços (cartão de crédito, financiamento habitacional etc).
Se entender que foi feita uma contratação sem a sua concordância, poderá fazer uma reclamação no portal Consumidor.gov.br, indicando o problema “Apólice com dados divergentes no sistema de registros da Susep”. O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite, pela internet, a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo. A ouvidoria da empresa reclamada terá até 10 dias para analisar a reclamação e responder.
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Encontrei o meu seguro. Como faço para conseguir documentos ou mais informações, como, por exemplo, capital segurado, beneficiários, valores de indenização e franquia?
A consulta apresenta dados gerais dos seguros. Para mais informações, consulte a sua apólice ou entre em contato diretamente com a seguradora.
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Gostaria de saber os seguros contratados pela minha empresa, Pessoa Jurídica. Como consultar?
O Sistema de Consulta de Seguros não fornece esse tipo de informação, pois é um serviço disponibilizado via conta gov.br, que é de acesso pessoal, permitindo apenas a consulta do segurado, Pessoa Física.
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Como saber se sou beneficiário de algum seguro?
O sistema não fornece esse tipo de informação, pois somente retorna os seguros em que o cidadão consta como segurado.
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Sou beneficiário de um seguro. Por que não encontrei este seguro no Sistema de Consulta de Seguros?
O sistema não fornece esse tipo de informação, pois somente retorna os seguros em que o cidadão consta como segurado.
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O Sistema de Consulta de Seguros funciona com base em qual legislação?
Todas as informações vêm do Sistema de Registro de Operações (SRO), um projeto de modernização do envio de dados à Susep pelo mercado supervisionado. O SRO foi instituído pela Resolução CNSP nº 383/2020 e você encontra mais informações e toda a sua regulamentação clicando aqui.
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Já entrei em contato com a seguradora e meu problema não foi resolvido. O que fazer?
Caso a seguradora não resolva a questão no tempo estabelecido, recomendamos que uma reclamação seja aberta no portal Consumidor.gov.br, indicando o problema “Apólice com dados divergentes no sistema de registros da Susep". O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite, pela internet, a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo. A ouvidoria da empresa reclamada terá até 10 dias para analisar a reclamação e responder.
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Sou locatário de um imóvel. Como saber se o seguro fiança foi contratado?
O sistema somente retorna os seguros em que o cidadão consta como segurado. Nesses casos, o seguro fiança-locatícia aparecerá na consulta efetuada pelo locador, que é o segurado nesse tipo de seguro.
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Não encontrei um seguro que eu contratei. O que fazer?