Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Visitantes reafirmaram o interesse de trabalhar em conjunto com a Suframa e com o governo brasileiro a fim de impulsionar as relações bilaterais (Fotos: colaboração de Ester Carvalho/Suframa)
Em missão empresarial ao Norte do Brasil, uma delegação da Guiana visitou nesta quinta-feira (20) a sede da Suframa, em Manaus, com a finalidade de conhecer diretrizes do projeto Zona Franca de Manaus e identificar oportunidades de negócios e de aprimoramento das relações econômicas bilaterais.
A comitiva, composta em sua maioria por empresários e representantes do setor produtivo da Guiana, também contou com a participação de agentes governamentais e diplomáticos e foi liderada pelo Cônsul-Geral da Guiana, Roger Michael King.
A delegação foi recebida pelo superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar, e pela chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na Região Norte (Erenor), ministra Maria Deize Camilo, bem como pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, e pelo coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Maurício Itikawa.
Além de assistir a uma apresentação técnica sobre os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e seus principais marcos legais, a delegação da Guiana também fez uma apresentação aos servidores da Suframa em que expuseram suas principais áreas de interesse - notadamente o segmento comercial e de operações portuárias - e reafirmaram o interesse de trabalhar em conjunto com a Suframa e com o governo brasileiro a fim de impulsionar as relações bilaterais.
De acordo com o cônsul-geral da Guiana, Roger Michael King, as relações diplomáticas e políticas entre a Guiana e o Brasil estão em ótimo nível, mas é chegada a hora de concentrar esforços para o aprimoramento das relações econômicas. "Tivemos muitas discussões ao longo dos anos sobre como fazer isso, e eu acredito que o tempo chegou de melhorar nossas relações comerciais e empresariais. E o melhor jeito de fazer isso é através do segmento privado, por isso a maior parte da nossa delegação aqui, hoje, é composta por empresários e representantes das empresas. O mais importante para nós é conseguir alcançar esse objetivo de forma sustentável, protegendo o meio ambiente, mas ao mesmo tempo gerando benefícios para a população, tanto a que reside no Brasil quanto na Guiana", afirmou King.
O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, disse acreditar que a reunião desta quinta-feira na sede da Suframa representou um ponto de virada histórico visando ao fortalecimento das relações empresariais e comerciais entre o Norte do Brasil e a Guiana. "Muito do que foi discutido e colocado hoje aqui, da parte do cônsul-geral e dos empresários da Guiana, vai exatamente ao encontro do que a Suframa também tem como propósito, que é construir parcerias que permitam a geração de emprego e renda, o desenvolvimento regional e a redução de pobreza, com total respeito às questões da sustentabilidade. Então, acredito que hoje realmente será um marco para o aprimoramento das nossas relações com a Guiana, e estaremos em intenso contato a partir de agora para viabilizar as oportunidades apresentadas nesta reunião", disse Aguiar.