Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Visita ocorre em um momento em que o segmento de Duas Rodas do PIM vem atraindo novas empresas, a exemplo dsa Bajaj e Mottu, que se instalaram em Manaus no ano passado (Fotos: Divulgação/Suframa)
A Suframa recebeu, nesta quinta-feira (30), representantes do Thai Summit Group, empresa tailandesa especializada na fabricação de autopeças para motocicletas. A visita teve como objetivo conhecer os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e avaliar a viabilidade de instalação de uma unidade industrial na capital amazonense.
A comitiva foi liderada pelo vice-presidente executivo do Thai Summit Group, Sakulthorn Juangroongruangkit, e contou com representantes da empresa da Índia, Vietnã e Tailândia. Pela Suframa, participaram da reunião o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, o técnico da coordenação de Comércio Exterior, Adamilton Mourão, e o coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Maurício Itikawa. Também estiveram presentes os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti), Bruna Paschoal e Anderson Grimm.
Durante o encontro, os técnicos da Suframa detalharam o processo de instalação de indústrias na Zona Franca de Manaus, destacando a necessidade de submissão de um projeto industrial à Superintendência. Além disso, foram explicados os incentivos fiscais concedidos às indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), como isenção de IPI e Imposto de Importação, redução do ICMS e créditos fiscais. Também foram discutidas as opções de terrenos e infraestrutura disponíveis para uma possível instalação da fábrica do Thai Summit Group na cidade.
A visita ocorre em um momento em que o segmento de Duas Rodas do PIM vem atraindo novas empresas, a exemplo dsa Bajaj e Mottu, que se instalaram em Manaus no ano passado. Atualmente, quase toda a produção nacional de motocicletas está concentrada na capital amazonense impulsionada pelos incentivos da ZFM, com a presença das principais componentistas e fabricantes de bens finais do setor.
O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, destacou a importância da possível chegada da empresa ao PIM. “O Thai Summit Group tem uma atuação consolidada no mercado global de autopeças e sua presença em Manaus contribuiria para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do setor de motocicletas, agregando tecnologia e ampliando a competitividade do Polo Industrial de Manaus”, afirmou.