Notícias
Suframa amplia capacidade de acesso à internet a partir de abril

Com a nova infraestrutura, cada unidade contará com um link de internet dedicado, garantindo um desempenho muito superior e eliminando dependências críticas da rede central (Fotos: colaboração de Ester Carvalho)
A Suframa está investindo na modernização de sua infraestrutura tecnológica e, a partir de abril, ampliará significativamente a capacidade de acesso à internet da Autarquia. A sede terá um aumento de banda de 10 para 50 Mbps (Megabits por segundo), enquanto as unidades descentralizadas passarão de 5 para 50 Mbps, garantindo mais eficiência, estabilidade e segurança nas operações.
A ampliação da conectividade será viabilizada por meio de dois novos contratos para fornecimento de serviços de telecomunicações, abrangendo instalação, configuração, suporte técnico e manutenção do acesso à internet. Os links dedicados, operando exclusivamente por via terrestre e utilizando o protocolo IP (Internet Protocol), estarão disponíveis para a Suframa e suas unidades descentralizadas por um período inicial de 24 meses.
Atualmente, as unidades regionais da Suframa utilizam um link MPLS (Multiprotocol Label Switching – Comutação de Rótulos Multiprotocolo) de apenas 5 Mbps para conexão com a sede em Manaus, o que limita o desempenho e torna toda a estrutura vulnerável a instabilidades na conexão principal. Com a nova infraestrutura, cada unidade contará com um link de internet dedicado, garantindo um desempenho muito superior e eliminando dependências críticas da rede central.
Segundo o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho, além do aumento expressivo na velocidade, a nova solução trará uma economia substancial para os cofres públicos. “Graças à tecnologia empregada, o novo contrato representa um custo equivalente a apenas 12,5% do contrato anterior, garantindo um avanço tecnológico aliado à eficiência orçamentária”, destacou.
A concretização desse projeto foi possível devido à recente instalação de firewalls nas unidades regionais, reforçando a proteção contra ameaças cibernéticas e possibilitando um ambiente digital mais seguro e autônomo em relação à sede em Manaus.
“Com essas melhorias, a Suframa reafirma seu compromisso com a inovação e a modernização tecnológica, promovendo maior eficiência operacional e segurança digital em suas atividades”, afirma Carlito Sobrinho. O superintendente-adjunto também ressaltou o papel fundamental dos servidores e colaboradores da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) no aprimoramento dos serviços de TI da Autarquia.