Notícias
Defensoria Pública do Amazonas informa à Suframa que quer otimizar serviços com recursos da Lei de Informática da ZFM

Uma possível parceria para prestação de serviços de consultoria jurídica, para potenciais startups regionais, também foi discutida na reunião (Fotos: Enock Nascimento/Suframa)
O superintendente-adjunto de Desenvolvimento Regional e Inovação da Suframa, Waldenir Vieira, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Autarquia, com o Defensor Público Geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Rafael Barbosa, o coordenador da Defensoria Digital da DPE-AM, Arlindo Gonçalves, e o chefe de gabinete do Defensor Público Geral, Bruno Soré. O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de utilização de recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus em prol de projetos tecnológicos da DPE-AM.
Na ocasião, também foi discutida a possível parceria da Defensoria Pública do Estado do Amazonas na prestação de serviços de consultoria jurídica para potenciais startups regionais, incluindo orientações visando à constituição de empresas e auxílio na aquisição de patentes, entre outras ações.
De acordo com o Defensor Público Geral da DPE-AM, Rafael Barbosa, a Defensoria Pública sempre está buscando novas oportunidades e parcerias para aprimorar os seus serviços. "A Suframa é um ator importantíssimo dentro do Estado do Amazonas, e viemos aqui aprender um pouco mais sobre como elaborar e executar projetos de PD&I. Temos certeza de que com as orientações que obtivemos hoje vamos conseguir formular e submeter projetos de interesse para todo o Estado do Amazonas", afirmou Barbosa.
O coordenador da Defensoria Digital, Arlindo Gonçalves, complementou afirmando que a Defensoria Digital foi criada exatamente para buscar diminuir barreiras para os cidadãos considerados "vulneráveis digitais". "No ano de 2024, a Defensoria Digital buscou compreender como o uso da tecnologia pode reduzir barreiras e otimizar os serviços prestados pela Defensoria Pública. Assim, buscamos elaborar projetos e, agora, chegou o momento de submeter esses projetos à indústria. Por esse motivo, buscamos agora essa conversa com a Suframa e tenho certeza de que vai ser bastante profícua para o andamento das nossas ações", reforçou Gonçalves.
O superintendente-adjunto Waldenir Vieira agradeceu a visita dos dirigentes e representantes da DPE-AM e afirmou que a missão da Suframa, enquanto fiscalizadora da Lei de Informática da ZFM, é fazer com que os recursos cheguem cada vez mais onde precisam chegar, especialmente nos municípios interioranos e regiões mais longínquas. "Justamente nesses locais também vemos a atuação da Defensora Pública, então os projetos que forem apresentados e que venham ao encontro dessa nossa política serão com certeza apoiados. A partir dessa nossa conversa de hoje, vamos tentar levar os projetos até o setor industrial e verificar de que forma esses recursos podem chegar à Defensoria e, com isso, atender e beneficiar mais pessoas", afirmou Vieira.