Institucional
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Com mais de cinco decênios de existência, a Suframa viabilizou a implantação dos três polos que compõem a ZFM - comercial, industrial e agropecuário - e promove a interiorização do desenvolvimento por todos os Estados da área de abrangência do modelo, identificando oportunidades de negócios e atraindo investimentos para a região tanto para o Polo Industrial de Manaus quanto para os demais setores econômicos da sua área de atuação.
Missão
Promover o desenvolvimento socioeconômico em sua área de atuação.
Visão de Futuro
Ser referência na indução do desenvolvimento socioeconômico na sua área de atuação.
Objetivos Estratégicos
Os objetivos estratégicos foram estabelecidos pelo Comitê Estratégico de Governança da Suframa para serem atingidos de curto, médio e longo prazo em harmonia com a missão institucional. São eles:
- Estimular novos investimentos na sua área de atuação;
- Estimular as exportações dos produtos e serviços originários da sua área de atuação;
- Estimular a transformação da região em relevante polo de economia verde e digital;
- Melhorar o ambiente de negócios em sua área de atuação;
- Fortalecer a capacidade da Suframa de monitorar e avaliar os resultados na sua área de atuação; e
- Promover soluções inovadoras para a modernização da gestão da autarquia, visando à constante melhoria do desempenho institucional.
VALORES
Os princípios e as crenças que norteiam as ações e a conduta de todos os servidores ligados à organização, dando sustentação ao projeto institucional e ajudando a organização a reagir rápida e decisivamente nas situações não esperadas que se apresentam, são:
- Transparência;
- Integridade e probidade;
- Postura inovadora;
- Legalidade;
- Excelência na prestação de serviços; e
- Foco em resultado.