Notícias
União de ações marca evento sobre setor industrial do NE
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene)
Superintendente Marcelo Neves apresenta o trabalho da Sudene.
O sentimento era único: estimular o crescimento e diversificação do setor industrial da região Nordeste. Reunindo agentes públicos e privados, a Sudene e a Associação Nordeste Forte – que reúne as federações das indústrias dos estados que compõem a região, promoveram, nesta sexta-feira (14), o “Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste”. O encontro debateu estratégias, recursos e desafios do setor industrial nordestino e reuniu secretários de estado, empresários e agentes públicos.
No primeiro momento do evento, diversas instituições apresentaram suas atividades e projetos para o setor industrial do Nordeste. Sudene, Banco do Nordeste e a Apex-Brasil foram algumas que trouxeram ao público a necessidade de convergir esforços para facilitar o acesso ao crédito e estimular a geração de empregos. “Devemos perseguir as possibilidades que aparecem e atuar juntos para fazer um Nordeste melhor”, destacou o presidente da Associação, Amaro Sales.
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene)
Evento reuniu agentes do setor industrial do Nordeste.
Presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Ricardo Essinger convocou esforços para reforçar a ideia de que “o Nordeste não é problema, mas solução”.
O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, por sua vez, lembrou de ações pioneiras da autarquia, entre as décadas de 60 e 80, para apresentar novos horizontes à base industrial nordestina. Citou, a criação pela Sudene em 1967 dos Núcleos de Assistência Industrial (NAI) em cada um dos estados integrantes da área de atuação da autarquia. A iniciativa, que visava prestar consultoria em gestão a empresas de pequeno porte, foi o primeiro passo para o surgimento futuro do Sebrae.
O gestor manifestou, ainda, apoio ao setor industrial e compromisso para alavancar investimentos em obras estruturantes. “Sempre debatemos sobre o que a Sudene pode fazer pelo Nordeste. E a nossa intenção é se tornar a grande articuladora das ações em prol da região para melhorar os indicadores sociais e a economia”, ratificou.
PROGRAMAÇÃO
As apresentações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) encerraram o primeiro momento de debates do roadshow.
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene)
Suzana Peixoto, coordenadora do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias da CNI, apresenta a iniciativa.
À tarde, um workshop com técnicos da Sudene apresentou os instrumentos de ação da autarquia para estimular a instalação e diversificação de indústrias no Nordeste. A ideia foi apresentar os trâmites legais para concessão de incentivos fiscais e a operação dos Fundos Constitucional e de Desenvolvimento do Nordeste, FNE e FDNE, respectivamente.
ITINERANTE
O Roadshow desta sexta-feira é o primeiro de uma série de encontros regionais que serão realizados nos nove estados do Nordeste. A Sudene vai viabilizar um modelo de atração de empresas para a região. A ideia quer levar informações aos empresários sobre a atuação da Superintendência para o setor, focando nos instrumentos e políticas capazes de atrair projetos que impulsionem o desenvolvimento, ampliando a geração de emprego e renda na Região.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2174
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud