Notícias
Sudene vai funcionar em novo endereço
Foto: Google Maps
A nova sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste é o Empresarial Souza Melo Tower, localizado na Avenida Domingos Ferreira, nº 1967. A saída do Edifício Sudene, localizado no bairro do Engenho do Meio, está sendo motivada por diversos problemas que vêm sendo apresentados pelo prédio, como deficiência no sistema de combate a incêndio e nas instalações elétricas e hidráulicas, o que culminou com a intervenção determinada pela Justiça Federal em 2015. Na época, instituições que ocupavam o Edifício ficaram três dias sem funcionar.
Nos últimos anos, a Sudene e as outras instituições que funcionam ou funcionavam no prédio, juntamente com a Secretaria do Patrimônio da União/SPU (responsável pelo Edifício) tentaram recuperá-lo sem interferir nas atividades do dia-a-dia, mas a realização das obras com o prédio ocupado e recebendo o público diariamente ficou inviável. Aos poucos, as instituições foram buscando novas instalações, até mesmo por questões de segurança. Entre as instituições que já funcionaram no Edifício Sudene estão a Justiça do Trabalho, IBGE e Codevasf.
No primeiro semestre deste ano, problemas em uma das subestações deixou a Ala Sul sem energia, situação que perdura até hoje. No início de 2016, a fragilidade do prédio ficou evidente após um dia de chuva com fortes rajadas de vento, que deixaram salas inundadas, janelas e portas de vidro quebradas, telhas arrancadas e placas do teto sendo levadas pela ventania.
“Por ter abrigado a Sudene desde 1974 e ser um prédio simbólico, um marco representativo da arquitetura e da cultura da Região, e até mesmo do País, tentamos conciliar as obras com as atividades da instituição, mas acabamos percebendo que a mudança temporária é o melhor caminho para acelerar a reforma, que será concluída da melhor maneira possível pela SPU”, afirmou o superintendente da Autarquia, Marcelo Neves.
Nesse momento, a ida para um outro endereço é fundamental também (além da questão da segurança) por representar uma significativa redução de custos para os cofres públicos. Segundo informações da comissão que conduziu o processo de escolha do imóvel, a Autarquia gasta, atualmente, cerca de R$ 400 mil por mês com taxas de condomínio do Edifício Sudene. O diretor de Administração da Autarquia, Antônio Magalhães Ribeiro, informou que a mudança para o novo prédio implicará uma redução de 40% a 50% nas despesas.
Durante o período de mudança, a Sudene não terá condições de funcionar normalmente, mas serão mantidos alguns compromissos e atividades.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2174
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud