Notícias
Sudene realiza monitoramento de projetos
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene)
Metodologia utilizada pela Sudene para acompanhamento e socialização dos projetos da autarquia, o Ciclo de Monitoramento chegou à sua segunda edição em 2017 nesta quinta-feira (29). Reunindo técnicos, coordenadores e diretores do órgão federal, o encontro compreendeu 80 planos operativos, com 78 em execução. Destes, 22 estão concluídos e 26 em andamento. Para o encontro de hoje, 20 projetos foram escolhidos para serem apreciados.
A Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas (DPLAN) concentrou a maior quantidade de projetos deste ciclo: 41 no total. A coordenação-geral de desenvolvimento sustentável destacou a realização de duas edições do Café com Sustentabilidade, evento que reúne técnicos e convidados para discussão de ações estratégicas ao desenvolvimento econômico e ambientalmente responsável da área de atuação da Sudene. Realizadas ambas no mês de abril, os encontros trataram sobre alternativas para o setor energético nordestino e ações de inovação em produtos da biodiversidade da caatinga .
Também subordinada à DPLAN, a Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas (CGEP) ressaltou, entre outros projetos, implementação da Política de Dados Abertos da Sudene e a estruturação de uma base de geoinformação. Alguns produtos derivados desta atividade já estão disponíveis no site da Sudene: na página de Planejamento , há mapas da área de atuação da autarquia e os boletins do Observatório do Desenvolvimento do Nordeste (ODNE), espaço que pretende promover o livre uso pela sociedade de dados e informações governamentais, sob o enfoque do desenvolvimento regional.
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene)
Gestão
A atualização do regimento interno da Sudene e o desenvolvimento da Gestão por Competências foram atividades destacadas, respectivamente, pela Coordenação-Geral de Gestão Institucional (CGGI) e de Gestão de Pessoas (CGGP).
Confira os projetos concluídos até então:
Coordenação-Geral de Desenvolvimento Sustentável
- Mecanização agrícola para apoio à agricultura familiar no Município de Currais Novos/RN;
- "Café com Sustentabilidade" - Parcerias da Sudene para o Desenvolvimento Tecnológico das Energias Renováveis;
- "Café com Sustantabilidade" - Estratégias para o desenvolvimento sustentável: inovação em produtos da biodiversidade da caatinga.
Coordenação-Geral de Estudos, Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação
- Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento - Campina Grande 2035 e Municípios do Entorno (Boa Vista, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas);
- Construção de uma base de geoinformação para subsidiar a elaboração dos paineis de indicadores referentes às Quatro Dimensões do Desenvolvimento Sustentável (Social, Econômico, Ambiental e Institucional);
- Painel de indicadores referente ao objetivo IV - Redução da Taxa de Analfabetismo estabelecido, estabelecido no § 1º do Art. 14 da Lei Complementar 125 de 03/01/2007;
- Relatório contendo Análise de viabilidade de elaborar um Painel de indicadores da Dimensão Institucional do Desenvolvimento Sustentável.
Coordenação-Geral de Fundos de Financiamento e Desenvolvimento (FDNE)
- FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda (antiga TCA Tecnologia em Componentes Automotivos S/A);
- Candeias Energia S/A (UTE's Global I e II);
- Embuaca Geração e Comercialização de Energia S/A;
- Eólica Bela Vista Geração e Comercialização de Energia S/A;
- Eólica Faísa V Geração e Comercialização de Energia LTDA;
- Eólica Icaraí Geração e Comercialização de Energia;
- Eólica Mar e Terra Geração e Comercialização de Energia S/A;
- Gestamp Eólica Baixa Verde S/A;
- Gestamp Eólica Moxotó S/A;
- Gestamp Eolicatec Sobradinho S/A;
- Eólica Pedra do Reino S/A;
- Ventos Brasil Geração e Comercialização de Energia Elétrica S/A;
- Shineray do Brasil S.A;
- Braskem S.A;
- Tiberina Automotive PE - Componentes Metálicos para Indústria Automotiva Ltda.
Saiba mais
A atual metodologia de monitoramento e controle de projetos busca dotar a administração da Sudene de mecanismos que permitam identificar gargalos e socializar experiências exitosas durante o trabalho de cada das unidades que compõem a autarquia.
O rito que tem como etapa final a reunião do Ciclo de Monitoramento está disponível e pode ser conferido na página dedicada à área de Gestão de Institucional .
Agenda
Mais dois ciclos de monitoramento estão previstos para o exercício 2017. O próximo deve ocorrer em 29 de setembro e 15 de dezembro.