Notícias
Desenvolvimento local
Sudene promove encontro com empresários de Crateús (CE)
Para levar desenvolvimento aos municípios, a ideia é buscar o contato direto com a administração local Foto: Ascom (Sudene)
Em videoconferência realizada dia 17, o superintendente da Sudene, general Araújo Lima, fez uma explanação sobre os principais instrumentos de ação da instituição e a forma que vem atuando para cumprir a missão de promover o desenvolvimento sustentável dos estados de sua área de abrangência. Ele destacou que o encontro de hoje teve o objetivo, também, de “sanar dúvidas sobre as ferramentas de apoio da Sudene, incentivar as ações empresariais no Estado e mostrar ao Brasil a força do povo do Nordeste”. Para alcançar os objetivos propostos, a Sudene definiu estratégias de interiorização, aproximação, acompanhamento e controle e integração de ações.
Para levar desenvolvimento aos municípios, a ideia é buscar o contato direto com a administração local e, através de um sistema de georreferenciamento de projetos, ter uma visão geral das localidades que recebem investimentos e daquelas que precisam de uma maior atenção. Outro ponto considerado importante é a inserção das cooperativas na ligação com estados, segundo Araújo Lima. A estratégia de aproximação prevê a identificação das vocações de regiões desassistidas e das lacunas de financiamento e incentivos. A busca por soluções passa pela organização de eventos (feiras, workshop etc) e pelo emprego de cooperativas para conhecer e acompanhar os projetos.
Serão estabelecidos sistemas de acompanhamento e de mapas atualizados de projetos. O superintendente defendeu o apoio a projetos que utilizem a mão de obra local e biomas nordestinos, promovam a contrapartida para a Região, capacitem a comunidade e trabalhem integrados com as cooperativas. Na ocasião, os gestores de diversas áreas da Sudene apresentaram um levantamento feito por suas equipes, que identificou os principais gargalos de Crateús (localizada na região dos Sertões do Crateús) e a adesão da localidade às ferramentas disponibilizadas pela Superintendência. O diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, Raimundo Gomes de Matos, falou sobre os eixos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), em especial o de Educação e Desenvolvimento de Capacidades Humanas, podendo contribuir com o município, que vem apresentado um elevado índice de analfabetismo. A idéia, segundo o gestor, é qualificar mão de obra para atender a empresas que venham a se instalar na região. Defendeu, também, o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, como forma de estimular a geração de emprego e renda.
Titular da Coordenação de Normatização de Fundos de Desenvolvimento e de Financiamento, Claudia Maria da Silva, informou que em 2021, os setores contemplados pelo FDNE e FNE em Crateús foram pecuária, comércio e serviços. Propôs que sejam estimuladas atividades de fomento para combater o baixo percentual de pessoas ocupadas (9,8%). Em relação aos incentivos fiscais administrados pela Sudene, o coordenador geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros, Sílvio Carlos do Amaral e Silva, afirmou que a adesão das empresas locais é insatisfatória e que a Autarquia vai entar em contato com a classe empresarial, especialmente dos setores rural, industrial e de turismo, para estimular a procura por esse instrumento, “indutor do desenvolvimento”.
A área de Desenvolvimento Sustentável da Autarquia destacou as emendas parlamentares e informou que Crateús recebeu, recentemente, uma emenda no valor de R$ 1 milhão para pavimentação asfáltica. Segundo a coordenadora geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente (CGDS), Beatriz Lyra, a Sudene apoia, junto com o MDR, duas rotas de integração (apicultura e caprinocultura) no município. Em relação às ações previstas no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), o coordenador geral de Cooperação e Articulação de Políticas (CGCP), Renato Arruda Vaz de Oliveira, destacou o Plano de Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, da qual o Rio Poti faz parte.
Os empresários que participaram da reunião de hoje concordaram com o diagnóstico do município apresentado pela Sudene e o próximo passo será elaborar projetos que contribuam com o desenvolvimento local, que serão debatidos em encontros posteriores.
Por Carla Pimentel