Notícias
Sudene prestigia seminário sobre arranjos produtivos locais
Foto: Elói Corrêa/GOVBA.
O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, participou da mesa de abertura. O Seminário “Estratégia de Arranjos produtivos para o Desenvolvimento Territorial da Bahia e do Nordeste” teve o objetivo de debater com atores institucionais e formular uma estratégia de desenvolvimento territorial em redes de arranjos produtivos locais, formulada no âmbito da REDESIST.
A ideia é focar no desenvolvimento do Nordeste e da Bahia, levando em consideração a crise global e suas repercussões no país. Estiveram em pauta, ainda, a redefinição dos espaços, discussão de implicações de políticas e novas formas de estimular o desenvolvimento territorial do Estado e da Região.
Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jorge Hereda; o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), Adhvan Furtado; o representante da UFRJ e da Redesist, José Eduardo Cassiolato.
Sudene e APL’s
A autarquia conta, atualmente, com três projetos nesta área, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. As iniciativas somam investimentos da ordem de R$ 2 milhões. Os trabalhos incluem a capacitação e o fortalecimento das estruturas produtivas dos arranjos de caprinos e apicultura. Marcelo Neves, superintendente da Sudene, destaca que o apoio dado aos arranjos produtivos locais busca convergir os agentes necessários, potencializando a consolidação. Ele afirma que além de articular os atores envolvidos com o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais nordestinos, a Autarquia estabelece projetos que estimulem essas ações e promovam a inclusão social.