Notícias
Sudene participa de evento sobre Cidades Inteligentes
Evaldo Cruz Neto, marca presença na inauguração do Living Lab, em Petrolina (PE).
O evento, realizado nesta quinta-feira (10), transforma o município em um laboratório vivo (Living Lab) de tecnologias inteligentes e é resultado da parceria entre a Prefeitura de Petrolina, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). A iniciativa contará com recursos financeiros repassados à ABDI pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ao qual a Sudene é vinculada. Estiveram presentes à inauguração o presidente da ABDI, Igor Calvet, e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.
O projeto prevê a instalação de semáforos e iluminação pública inteligentes, câmeras de alta definição e softwares de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas de veículos. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, o Hub de demonstração de tecnologias de Cidades Inteligentes de Petrolina será o primeiro da região. A ABDI destaca que a cidade pernambucana foi escolhida por fazer parte da Rota de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do MDR, além de se destacar por ter o melhor índice de saneamento básico do Nordeste.
Cidades inteligentes estão no radar da Sudene
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em parceria com a ABDI, vai desenvolver centros de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes em sua área de atuação. Está sendo firmado Memorando de Entendimentos entre as duas instituições voltado para a realização de estudos, intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências visando ao desenvolvimento de projetos, indicadores e pesquisas. Segundo a Coordenação-Geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, “o primeiro projeto será desenvolvido no município de Campina Grande (PB), que contará com uma área de demonstração de tecnologias de Cidades Inteligentes, com foco em segurança pública, contemplando centro de comando e operações, reconhecimento facial, reconhecimento de placas e inteligência artificial".
Para viabilizar a sua atuação, a Sudene conta com instrumentos como o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). O superintendente da Autarquia, Evaldo Cruz Neto, explica que” a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) atuam como elo de estruturação de ideias e conceitos, frente aos desafios postos no PRDNE. Para o tema cidades inteligentes, o Plano considera as cidades intermediárias como as que estão em melhor posição para se apropriar dos efeitos das tecnologias digitais, com rebates na eficiência dos serviços públicos, nas inovações frugais e inclusão dos cidadãos nos serviços de natureza pública”.