Notícias
Sudene participa de evento na Fiemg
A solenidade, promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, foi realizada ontem à noite (25), no Minascentro, em Belo Horizonte. O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, foi convidado para compor a mesa de autoridades. Na ocasião, 14 empresários indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o Estado receberam a Medalha do Mérito Industrial. O empresário Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração da MRV Engenharia e Participações S/A, foi eleito o Industrial do Ano 2017.
O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da CNI e da FIEMG. As comemorações contaram com a participação de lideranças políticas e empresariais do Estado, incluindo o governador Fernando Pimentel.
Durante o evento, o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, falou sobre a importância da Sudene voltar a ter um escritório em Montes Claros (MG), fortalecendo a atuação da autarquia no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A comitiva da Autarquia participou, durante o dia de ontem, em Montes Claros, de um debate sobre as ações voltadas para área mineira da Superintendência, promovido pela AMAMS.
Sudene e Minas Gerais
A área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste abrange os nove estados da Região, Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, além de parte do Espírito Santo. Em 2016, a Sudene aprovou 12 projetos pleitos de incentivos fiscais na Região, sendo 11 com redução de 75% do IRPJ e um para reinvestimento de 30% do mesmo imposto. Os investimentos realizados pelas empresas superaram a casa dos R$ 850 milhões. Os projetos propiciaram a criação de 884 empregos diretos e 269 indiretos. Através de uma parceria entre a Sudene e essa área do Estado, foi elaborado o Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, que contou com investimentos R$ 485 mil reais.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fiemg
Foto: Marcus Calheira/Sudene