Notícias
Meio ambiente
Sudene participa de debate para formulação de estratégias de combate à desertificação
Autarquia tem ampliado mobilização para viabilizar políticas públicas que impeçam o avanço da desertificação pelo NE.
Campina Grande (PB) – Integrando mais uma agenda pelo combate ao avanço da desertificação no Nordeste, a Sudene marcou presença no evento “Diálogos científicos para o desenvolvimento sustentável das terras secas”. Promovido pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o evento segue até amanhã (28) oferecendo palestra sobre o tema.
Os participantes vão trazer experiências e iniciativas em áreas como políticas públicas locais e federais, estratégias científicas para mitigação dos efeitos da seca, mapeamento dos avanços da desertificação no semiárido e soluções inovadoras sobre o tema do evento.
A Sudene foi representada pela coordenadora-geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Beatriz Lyra. “A Sudene fica muito feliz em poder contribuir com o desenvolvimento regional e toda e qualquer política pública que vise diminuir as desigualdades sociais, gerar emprego, renda, com responsabilidade ambiental. Acredito que juntos, em rede, consigamos identificar soluções para um meio ambiente economicamente sustentável, com a necessária diminuição da desertificação”, declarou a gestora.
O evento vai reunir contribuições para apresentá-las na Segunda Conferência Científica da Iniciativa Latino-americana e Caribenha de Ciência e Tecnologia para o Combate à Desertificação (ILACCT), organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sudene estimula ambiente de articulação
O combate ao avanço da desertificação tem ocupado posição de destaque nas agendas da Sudene pelo desenvolvimento sustentável do Nordeste. Em fevereiro deste ano, a autarquia foi indicada como membro da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), participando de ações de cooperação técnica para estabelecer políticas e outras ações governamentais sobre o tema.
A autarquia também esteve presente no evento que inaugurou a série de seminários dedicados à construção do 2º Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação aos Efeitos da Seca (PAB). A iniciativa busca estabelecer o papel do governo, das comunidades locais e dos detentores de terra neste contexto, além de determinar quais os recursos disponíveis e quais os necessários para combater a desertificação.
Novas estratégias também foram debatidas pela Sudene junto aos tribunais de conta da Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. As instituições jurídicas promoveram uma auditoria para avaliar a implementação de políticas públicas por estes estados, indicando carências e necessidades de aprimoramento pelos agentes envolvidos no processo.
Por Agnelo Câmara
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (Sudene)
Siga nossas redes sociais: Instagram | X | Facebook | YouTube