Notícias
Recursos hídricos
Sudene participa da Jornada das Águas e apresenta proposta para impulsionar o desenvolvimento ao longo das bacias hidrográficas
Evento no Piauí marcou a apresentação do Plano de Ação Estratégica das Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba. Foto: Erasmo Carlos (MDR).
Foi apresentado, às lideranças locais, o Plano de Ação Estratégico para Bacias Hidrográficas do Parnaíba, São Francisco e PISF, que se propõe a levantar as potencialidades de desenvolvimento e debater projetos com atores institucionais da região. Segundo o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Raimundo Gomes de Matos, que representou a Autarquia no evento de hoje, uma das ideias é elaborar uma “carteira de propostas que possam alavancar o desenvolvimento das cidades, integrando ações dos governos Federal, estaduais e municipais, vencendo o desafio de fazer chegar água ao povo nordestino”.
Estudos preliminares já indicam que a região do Parnaíba tem potencialidade de crescimento em relação à indústria alimentícia e ao setor de maquinários, além da capacidade de ampliação da cadeia produtiva e da extração de minerais da região. As ações propostas para o território devem contribuir para que estados e municípios aprimorem suas políticas públicas e tenham maior eficiência na aplicação de recursos públicos. Raimundo Gomes de Matos afirmou que a Bancada do Nordeste pode ser uma grande aliada para assegurar recursos, que ajudem o MDR, Sudene, Codevasf e outras instituições a implementarem ações voltadas ao desenvolvimento regional.
Os consultores do Consórcio RHA-Techne-Vertrag, que estão elaborando o Plano de Ação Estratégico para Bacias Hidrográficas do Parnaíba, São Francisco e PISF, em parceria com a Sudene, apresentaram o projeto, que contém informações sobre a estrutura produtiva local e a integração de políticas públicas na região; criação de instrumentos de planejamento de desenvolvimento econômico; e articulação dos atores estratégicos representativos da Região.
Foi explicado pelos especialistas que a ação da Sudene nas bacias hidrográficas do São Francisco e Parnaíba vai contar com uma abordagem inovadora, adotando a Estratégia de Desenvolvimento Regional Inteligente (EDRI) na construção de planos de ação para estes territórios. A Metodologia envolve análises técnicas das interações entre políticas públicas, sistemas produtivos e as particularidades da região. As etapas do projeto incluem diagnóstico; análise e integração de políticas públicas; e elaboração dos planos.
Um dos aspectos inovadores da EDRI é que ela se baseia no território, sendo mais específica e próxima à realidade local. Também se destaca o fato de que será possível identificar e priorizar áreas estratégicas de desenvolvimento, permitindo o processo de descoberta empreendedora, no qual são percebidas novas oportunidades de negócios e espaços que podem ser influenciados por políticas de inovação. Desta forma, são estimuladas atividades econômicas de maior valor agregado e capacidade de transformação.
De acordo com os consultores do consórcio, “a metodologia EDRI permite ir além da estrutura produtiva, ao incorporar diversos domínios complementares de análise que atuam como restrição ou estímulo ao processo Especialização Inteligente e ao desenvolvimento local”. Eles acreditam que a diversificação produtiva é intensificada a partir das interações tecnológicas que são fortalecidas pelas trocas e interações entre os atores envolvidos. O método das Estratégias Regionais de Especialização Inteligente orienta a atual política de desenvolvimento regional da União Europeia e será adaptado à realidade econômica, social e institucional específica do Brasil e, particularmente, do NE.
Jornadas das Águas
Jornada das Águas é um evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que, de acordo com informações da própria instituição, partiu da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e vai percorrer os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão mudar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.
Raimundo Gomes de Matos está fazendo parte da comitiva do MDR nos eventos da “Jornada das Águas”. Além da apresentação do Plano de Ação Estratégico para Bacias Hidrográficas do Parnaíba, São Francisco e PISF, a agenda de hoje contou com visitas à obra de abastecimento de água em Parnaíba e à Rota de Integração de Apoio à Apicultura e à Piscicultura.
De acordo com o MDR, os próximos eventos da “Jornada da Água” são:
26/10 – MARANHÃO
• Lançamento do edital dos estudos para a implantação da integração de Bacias do Piauí/Maranhão e demais estados do Nordeste
27/10 – ALAGOAS
• Canal do Sertão Alagoano – Assinatura de OS de 3 subsistemas do Canal e entrega do subsistema Água Branca
• Apresentação do Fundo de Revitalização de Bacias – recursos Lei da Eletrobras
• Anúncio do Fundo de Estruturação de projetos – criado pela MP 1.052
28/10 – SERGIPE
• Anúncio do Novo Marco Hídrico
• Canal do Xingó – Apresentação do projeto