Notícias
Sudene marca presença na Conferência Rio +20
A Sudene está sendo representada pelos servidores Maria Helena de Castro Lima e Victor Uchôa Ferreira da Silva, da Coordenação de Promoção do Desenvolvimento Sustentável/DPLAN, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio +20, que está sendo realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 deste mês. Eles estarão compondo a delegação brasileira do Ministério da Integração Nacional (MI), através da participação na Comissão de Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, cujos debates acontecem entre os dias 16 e 19.
Estão em pauta, entre outros temas, "A economia do desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis de padrão e consumo"; "Desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras"; "Desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza"; "Florestas"; "Segurança alimentar e nutricional"; "Água"; "Energia sustentável para todos" e "Cidades sustentáveis e inovação". As recomendações resultantes dos diálogos serão encaminhadas aos chefes de Estado e de Governo presentes nas mesas-redondas do Segmento Alto Nível da Conferência, a realizar-se de 20 a 22 de junho.
A Sudene também marcará presença na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) - que vai tratar da governança multilateral do desenvolvimento sustentável com participação social - e da Comissão Nacional de Combate à Desertificação, da qual a Superintendência é integrante. O MI montou uma exposição institucional, onde estará apresentando as ações desenvolvidas pelas vinculadas do Ministério, entre elas a Sudene.
Maria Helena ressaltou que as expectativas do Brasil em relação ao evento é que "seja incluído o conceito de sustentabilidade no processo decisório nos pilares social, econômico e ambiental, a fim de superar visões setoriais que ainda persistem vinte anos depois da definição do desenvolvimento sustentável como prioridade global". Ela aponta para a necessidade de uma reorganização internacional e do estabelecimento de metas de desenvolvimento sustentável, determinando as áreas nas quais os esforços devem se concentrar, além "da definição de um marco de referência de governança internacional para garantir que o conceito de desenvolvimento sustentável seja adequadamente tomado como um paradigma por todas as organizações e agências especializadas do sistema das Nações Unidas".
A Rio +20 está marcando os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e deverá contribuir para definição de uma agenda de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud