Notícias
Sudene lamenta morte de Ricardo Brennand
A Sudene recebeu com pesar a notícia da morte do empresário e engenheiro Ricardo Brennand, aos 92 anos. O pernambucano faleceu neste sábado (25/04), vítima de complicações em decorrência da Covid-19.
Nascido em 27 de maio de 1927, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand destacou-se com diversos projetos na área industrial, ligadas sobretudo às produções de cimento, aço, açúcar, vidro, entre outros. Cursou as engenharias civil e mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Uma de suas iniciativas de maior sucesso é o Instituto Ricardo Brennand, localizado em Recife (PE). O centro cultural, que ocupa área de 180 mil metros quadrados, expõe quadros históricos, esculturas, tapeçaria, além de coleção particular de armas brancas. O polo turístico de renome internacional foi gentilmente cedido pelo empresário e sua família para a realização das 21ª (27/07/2017), 25ª (24/05/2019) e 26ª reuniões do Conselho Deliberativo da Sudene, esta última realizada em 12/12/2019.
No encontro realizado em maio do ano passado, Ricardo Brennand, em uma de suas últimas aparições públicas, fez um discurso dirigido ao presidente Jair Bolsonaro, registrando o desejo de ver um “país socialmente justo e economicamente estável”. O anfitrião manifestou, ainda, a esperança de que os participantes do encontro construíssem “a pátria que todos nós sonhamos” e que pudessem encontrar uma “solução para os crônicos problemas do Nordeste”.
O superintendente Evaldo Cruz Neto lamentou, em nome de todos da Sudene, a morte do pernambucano. “Ricardo Brennand construiu seu sonho, hoje, eternizando-o. Empreendedor de sucesso, com sua sensibilidade e grandes gestos, fundou o Instituto que leva seu nome, deixando um dos mais importantes legados nas artes, motivo de orgulho e admiração de todo o mundo. Nossa homenagem e gratidão. A toda família, um profundo pesar”.
--
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr