Notícias
Gestão estratégica
Sudene investe em marketing e apresenta política de comunicação e plataforma de marca
Iniciativas vão fortalecer os projetos de comunicação da autarquia, aproximando os produtos e serviços da Sudene à sociedade e melhorando a percepção de valor positivo à marca.
Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) vai contar com dois projetos inéditos para fortalecer a presença de mercado da autarquia e aumentar a sinergia entre a sociedade e os produtos e serviços da superintendência. As propostas da Política de Comunicação Social e da Plataforma de Marca da Sudene foram apresentadas ontem (24) pela Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional à alta gestão da autarquia, incluindo coordenadores-gerais, diretores e o superintendente substituto, General Marco Cesar de Moraes.
O trabalho apresentado busca valorizar a marca da Sudene, normatizar as ações de comunicação da instituição e facilitar a percepção de valor pelos públicos de interesse no que diz respeito à atuação da autarquia federal. “São atuações técnicas de alta complexidade conduzidas pela Assessoria de Comunicação para fortalecer, sobretudo, o nosso relacionamento com o Governo Federal, com os nossos parceiros institucionais, servidores e, principalmente, a sociedade”, explicou o analista técnico em Comunicação, Agnelo Câmara.
A Política de Comunicação da Sudene constrói um modelo de governança periódica para as atividades de comunicação a partir da normatização dos processos na área. O instrumento também expressa o compromisso da Sudene para promover o melhor relacionamento possível com a sociedade, fortalecendo a consistência da cultura organizacional e do propósito da instituição perante seus públicos de interesse por meio das ferramentas de comunicação.
Entre os itens da política estão as referências legais e normativas; princípios e diretrizes; detalhamento de ações de comunicação social e marketing institucional e regras de utilização e produção de conteúdo nos canais da Sudene. A proposta será avaliada pela diretoria colegiada da Sudene.
Gestão de marca
A Sudene também vai contar com outro instrumento de marketing para ampliar a assimilação de valores positivo ao símbolo da instituição. A plataforma de marca é um conjunto de componentes que ajudam o público a entender os valores e o posicionamento de uma instituição no mercado em que atua.
“Esta é uma ação importante que vai nos ajudar a nos conectar com a sociedade. Com a plataforma de marca, nós deixamos mais claro qual é o nosso propósito e em que acreditamos. É um compromisso de atuação que firmamos com nossos parceiros e com a sociedade para lembrarem, em todos os momentos que tiverem contato com a marca da Sudene, da nossa responsabilidade e do nosso compromisso com resultados positivos”, explicou Agnelo Câmara.
O trabalho envolverá a sensibilização dos públicos interno e externo para assimilar o propósito, a promessa, os atributos e o posicionamento propostos para a marca Sudene. “A prática da plataforma de marca é uma estratégia de branding utilizada com sucesso por gigantes como Apple, Nike e Google e também tem sido adotada no setor público, a exemplo da Petrobras e Banco do Brasil. É um momento novo na comunicação da Sudene para estarmos mais próximos da sociedade”, concluiu o especialista.
Por Agnelo Câmara
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (Sudene)
Siga nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube