Notícias
Sudene inicia Ciclo de Debates com o pensamento de Celso Furtado
O evento, que será realizado no Auditório Panorâmico da autarquia, terá periodicidade mensal. Nesse primeiro estarão presentes Rosa Freire d'Aguiar (Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento) e Ricardo Santiago (professor do Departamento de Ciências Sociais/UFPE), além do professor Marcos Costa Lima (Departamento de Ciência Política/UFPE), que será responsável pela mediação do debate. A abertura do Ciclo de debates será prestigiada pelo superintendente da Sudene.
A programação contará com a Exposição Digital “Celso Furtado: Vocação Nordeste”, resultado da pesquisa documental realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, sob a coordenação do professor Marcos Costa Lima. Na ocasião, será lançado também o livro “Nordeste brasileiro em questão: uma agenda para reflexão”, editado pela Sudene e organizado por Marcos Costa Lima e Ângela Nascimento (Pocondel/Sudene).
O paraibano Celso Furtado, falecido há dez anos, foi um dos principais economistas brasileiros, e um dos responsáveis pela condução do processo de reconhecimento político, social e econômico da questão regional brasileira e da inserção do tema na agenda de governo e no centro do debate nacional, a partir da década de 1950, o que culminaria na criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), instituição da qual foi o primeiro superintendente. A jornalista Rosa Freire d’Aguiar, que foi companheira de Celso Furtado por 26 anos, é a responsável por seu acervo, sendo a criadora e diretora da coleção Arquivos Celso Furtado, pela qual já publicou seis livros, entre eles “O Nordeste e a Saga da Sudene”. Ela estará no Recife para o lançamento dos livros "Obra Autobiográfica", trilogia das memórias de Celso, que aborda os principais momentos de sua vida intelectual, e "Anos de formação (1938-1948): o jornalismo, o serviço público, a guerra, o doutorado", sexto livro da coleção Arquivos Celso Furtado, que retrata o período de sua vida compreendido entre o fim dos estudos secundários e a conclusão do doutorado de economia em Paris. O lançamento das obras acontece no mesmo dia (18), na Livraria Praça de Casa Forte, a partir das 17h30.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud