Notícias
Sudene e UFPE ampliam parceria
Fotos: Társio Alves
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e a Universidade Federal de Pernambuco, que já são parceiras em uma série de projetos, assinaram um Protocolo de Intenções, assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento da área de atuação da Sudene e das áreas estratégicas da Universidade, através de cooperação técnica. Na prática, haverá intercâmbio de informações, treinamento de pessoal, realização de cursos e conferências. A parceria prevê, ainda, utilização de laboratórios, oficinas e outras instalações para a realização conjunta de programas e projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento institucionais.
O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, falou sobre a importância do trabalho conjunto e destacou que, em momentos diferentes da história, dois superintendentes da Sudene – Celso Furtado e João Paulo – reconheceram a relevância do “conhecimento para o desenvolvimento e para a redução das assimetrias e das desigualdades regionais”.
Reitor Anísio Brasileiro fala ao superintendente João Paulo.
Para João Paulo, a parceria com a Universidade é significativa, pois faz parte de uma prioridade de sua gestão – o estabelecimento de um diálogo da Autarquia com a sociedade civil e as instituições –, com o objetivo de integrar ações e otimizar a aplicação dos recursos públicos. O superintendente afirmou que essa é uma forma de a Sudene fortalecer o seu papel de articulação junto aos atores envolvidos com o desenvolvimento do Nordeste. João Paulo destacou, ainda, que essa integração deve focar as áreas menos favorecidas, como o semiárido. “Essa aproximação vai contribuir para uma causa maior, que é a prestação de um serviço de qualidade para a sociedade”, declarou.