Notícias
Sudene e Sedinor (MG) debatem plano de ação para o Norte e Nordeste de Minas Gerais
Representantes da Coordenação de Desenvolvimento Sustentável da Sudene estiveram reunidos por videoconferência nesta terça-feira (19) com integrantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) para alinharem a metodologia de execução do Plano de Ação do Sistema Sedinor / Idene, elaborado com a participação de ambas as instituições, além de uma consultoria especializada em desenvolvimento e gestão estratégica. O produto integra uma série de cinco estudos que culminará com a produção de um plano de desenvolvimento integrado daquela região, que está sob atuação da Sudene.
O plano de ação apresentado pretende construir uma agenda programática de ações a curto, médio e longo prazos, com estimativa de execução para um, quatro e dez anos, respectivamente. As estratégias de implementação foram apresentadas pela consultoria contratada considerando quatro eixos temáticos pertinentes à análise da região: saúde e serviço social, educação/capacitação/ciência e tecnologia, setor produtivo e infraestrutura. O documento, entretanto, ainda não é definitivo. Tanto a Sedinor/Idene como a Sudene farão observações para seu aperfeiçoamento. Estão programados, para tanto, três fóruns nas microrregiões que compõem o território em estudo.
Outros três estudos, já elaborados, compõem o calendário de ações para a elaboração do plano de desenvolvimento integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais. O primeiro deles apresentou um relatório de situação da região, apontando as condições de vulnerabilidade social e as atividades econômicas locais. Em seguida, foi elaborada uma análise de investimentos, que trouxe um levantamento dos investimentos públicos e privados na região, incluindo ações também do terceiro setor. O terceiro produto tratou da análise de convergência de planos para o Norte e Nordeste de Minas Gerais. Nesta etapa, foram observados os planejamentos dos agentes de desenvolvimento que atuam naquela região, sendo apontados pontos de convergência, conflitos e concorrência entre si.
A expectativa da Coordenação de Desenvolvimento Sustentável da Sudene é que o plano sirva como instrumento estratégico de planejamento a longo prazo para o desenvolvimento sustentável da região, colaborando também para uma melhor articulação junto ao governo de Minas Gerais.
A iniciativa de elaboração do plano de desenvolvimento integrado do norte e nordeste de Minas Gerais integra o programa 2029, de Desenvolvimento Regional Territorial Sustentável e Economia Solidária. O projeto é resultado de um convênio firmado no final de 2013 junto ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE).