Notícias
Sudene e Governo de Pernambuco formam parceria
A Sudene vai repassar R$ 340 mil e serão firmados acordos, em um primeiro momento, com 20 indústrias pernambucanas. Foto: divulgação.
O superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, esteve reunido ontem (30 de setembro) com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para formalizar um convênio voltado para o Programa de Residência Tecnológica em Indústria 4.0, que terá o objetivo de revitalizar as indústrias através da capacitação de técnicos e gestores.
A Sudene vai repassar R$ 340 mil e serão firmados acordos, em um primeiro momento, com 20 indústrias pernambucanas, viabilizados por uma parceria entre a Autarquia e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), através da Universidade de Pernambuco (UPE). Os editais para cadastramento dos residentes estão abertos e vão até o dia 30 deste mês. A previsão é de que a aula inaugural aconteça no dia 15 de dezembro de 2020.
O Governo de Pernambuco ressalta que o programa vai “subsidiar as unidades industriais de Pernambuco no processo de transformação, ajudando na formação de profissionais com habilidades nas técnicas modernas de computação em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial”. O Governo reforça que “o curso capitaneado pela UPE, é uma iniciativa multi-institucional que envolve professores de outras Instituições (UFRPE, CESAR, BACEN e MP-PE), além de profissionais de empresas (Iland e Valcan)”.
PRDNE
A dimensão da inovação é a escolha estratégica do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para reposicionar a produção e circulação de riqueza, emprego, oportunidades e qualidade de vida na área de atuação da Sudene. “Ciência, Tecnologia e Inovação” é um dos eixos do plano, que prevê, entre outras ações, a criação de condições para que as cidades intermediárias se apropriem das novas tecnologias digitais (IoT e indústria 4.0), fortalecendo a eficiência dos serviços públicos. Um dos projetos do eixo visa à consolidação e difusão da TIC associada a IOT, inteligência artificial e indústria 4.0, em interação com o conjunto da economia e dos serviços da Região.