Notícias
Empreendedorismo
Sudene divulga nova lista de empresas participantes do Programa Inova Mulher
Entre os projetos, estão propostas contemplando a presença feminina em atividades econômicas do ramo agropecuário. Foto: Freepik.com.
Recife (PE) – A definição das empresas participantes do Programa Inova Mulher está se aproximando da etapa final, prevista para o próximo mês. A Sudene divulgou hoje (19) o resultado da primeira interposição de recursos, que classificou 30 empreendimentos, com atuação nos campos de bioteconologia, educação, tecnologia da informação, gastronomia, comunicação, agricultura, gestão de resíduos sólidos, entre outros. Foram contemplados projetos dos estados de Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte. A próxima etapa consiste na análise de documentos de habilitação e verificação de regularidade perante o governo federal. Confira os resultados no endereço https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inovamulher.
Rafaella Arcila, coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, destaca que “o aproveitamento foi muito bom nessa primeira etapa, com a seleção de 30 projetos, que cumprirão mais uma fase e, sendo aprovados, será concedido o financiamento”. Após a divulgação do resultado final, os projetos terão um prazo de 90 dias para a constituição das empresas e entrega dos documentos para contratação. Haverá, ainda, o acompanhamento dos projetos aprovados por 12 meses (prazo estimado para a execução.
Cada projeto selecionado pode receber até R$ 80 mil, por meio de recursos oriundos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste está destinando R$ 4 milhões para projetos geridos e liderados por mulheres, por meio do Inova Mulher, com o objetivo de estimular propostas inovadoras para o desenvolvimento social e econômico dos 11 estados da sua área de atuação.
O público alvo do programa são mulheres em sua diversidade (cis, trans, travestis, representantes de povos e comunidades tradicionais e originários, pessoas com deficiência – PCDs, negras, de baixa renda, idosas). O Inova Mulher visa fortalecer a participação feminina no ambiente de negócios, impulsionando a liderança feminina em empresas de tecnologia, combatendo a disparidade de gênero nesse mercado e gerando novas oportunidades para mulheres empreendedoras.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, comemora o sucesso da fase inicial do Inova Mulher e afirma que esse é o início de um processo de maior participação do público feminino nos postos de liderança das empresas de tecnologia. O gestor reforçou, ainda, que contribuir para o empreendedorismo feminino é uma das ações da Sudene que integra o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste PRDNE), principal instrumento de planejamento da Autarquia para os estados de sua área de atuação.
Por Carla Pimentel
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (Sudene)
Siga nossas redes sociais: Instagram | X | Facebook | YouTube