Notícias
Sudene divulga instrumentos de ação no RN
Foto: Unicom/FIERN
O evento aconteceu hoje (29) e reuniu lideranças políticas e empresariais do Estado, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor os instrumentos disponibilizados pela Sudene para promover o desenvolvimento regional, especialmente os fundos (FDNE e FNE), os incentivos fiscais e as políticas de atração de investimentos. Foram debatidos projetos, recursos e desafios do setor industrial da área de atuação da Superintendência, que possam alavancar a geração de emprego e renda. O evento é resultado da parceria entre Sudene e Associação Nordeste Forte – que reúne as federações das indústrias dos estados que compõem a região.
O superintendente da Autarquia, Marcelo Neves, destacou que o planejamento é fundamental no combate à desigualdade regional e, consequentemente, à situação de vulnerabilidade do Nordeste brasileiro, “uma região que ocupa 30% do território nacional”. O gestor enfatiza que as lideranças que atuam na Região precisam se unir em torno da elaboração de uma pauta que possibilite uma maior participação nordestina no PIB, que praticamente está estacionada em 14%. “O Nordeste também precisa marcar posição de forma mais articulada para acabar com um vazio de infraestrutura. Afinal, ainda persiste uma desigualdade regional. Por isso, devemos manter a classe política atenta e os empresários cobrando para mudar essa situação”, defendeu. Marcelo Neves acrescenta que o Nordeste necessita de políticas públicas diferenciadas, em especial o semiárido, que é “o mais habitado do planeta, com 25 milhões de habitantes”.
Foto: Unicom/FIERN
Para Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN e da Associação Nordeste Forte, esse trabalho em parceria com a Sudene deve contribuir para um cenário diferente e positivo para o Nordeste em 2018. Ele afirmou, ainda, que esse é um momento marcado pela união de atores que atuam na Região com foco no combate às desigualdades regionais. Ademir Vilaça e Ilena Vilas, técnicos da Sudene, fizeram explanações, respectivamente, sobre os fundos de desenvolvimento e financiamento e os incentivos fiscais. Banco do Nordeste, BNDES e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Desenvolvimento (Apex) também apresentaram seus instrumentos de ação.
Foto: Unicom/FIERN
O Roadshow é itinerante e deve percorrer todos os estados do Nordeste. A abertura foi realizada em Recife (PE), e já foram realizados encontros em Campina Grande (PB), Maceió (AL) e Fortaleza (CE). O próximo encontro será em Teresina (PI), no dia 6 de outubro.
MULTIMÍDIA
Confira o boletim em áudio da matéria:
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud