Notícias
Sudene defende um planejamento energético que priorize a Região Nordeste
A reunião, realizada no último dia 24, foi organizada pela Coordenação-Geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável/Diretoria de Planejamento da Sudene. O objetivo foi alinhar o discurso referente aos temas relacionados ao planejamento energético dentro da perspectiva do Nordeste, levando em consideração os principais desafios e oportunidades, as condições básicas requeridas para a implantação desse processo de planejamento e a participação efetiva da autarquia e dos entes federativos. Também esteve em debate a elaboração do Balanço Energético Regional.
O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Henrique Aguiar, enfatizou que o Nordeste deve ser priorizado no planejamento energético nacional. Ele argumentou que a Região tem o desafio de crescer em patamares maiores que o restante do País e precisa de uma infraestrutura de energia que ofereça condições de realizar essa tarefa. "Há uma relação muito forte entre infraestrutura de energia e crescimento. Uma coisa está atrelada à outra", afirmou.
Um dos pontos que nortearam o debate foi o potencial eólico e solar do Nordeste, além da discussão sobre a possibilidade de utilização dos resíduos sólidos para a geração de energia. Para Maria Helena de Castro Lima, coordenadora da Sudene, "a Região dispõe de um imenso potencial para a geração de energia a partir de fontes renováveis e a otimização do aproveitamento desses recursos consiste em condição primordial para a promoção do desenvolvimento da Região Nordeste".
Sobre o papel da Sudene nessas discussões, Maria Helena enfatiza que a instituição é "um elemento de articulação regional, um canal de incentivo e cooperação entre os estados". O diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais da EPE, Amílcar Guerreiro, destacou a importância dos encontros que vem sendo realizados entre os atores envolvidos com as questões energéticas. Provocar o diálogo entre representantes dos setores estratégicos para o desenvolvimento regional é uma das missões da Sudene.
Entre os encaminhamentos da reunião está a elaboração de um documento que será entregue às Comissões Parlamentar Mista de Energias Alternativas e de Minas e Energia, onde estarão contidas informações sobre o resultado desses encontros e as providências necessárias para a regionalização da política energética, levando em consideração as especificidades do Nordeste. Ao final do encontro, os participantes realizaram uma visita técnica ao cluster de energia eólica de Suape (PE).
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud