Notícias
Sudene dá início ao Ciclo de Monitoramento 2017
Fotos:Assessoria de Comunicação (Sudene)
O coordenador-geral de Gestão Institucional, Manoel Barreiros, informou que o 1º ciclo de monitoramento compreendeu 85 Planos Operativos (PO’s) que estão sendo acompanhados, dos quais 22 foram selecionados para apresentação. Destes, 14 compõem as metas institucionais, 1 é projeto novo e outros 7 foram selecionados pelas unidades pelos desdobramentos futuros. A Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas/DPLAN conta com 40 PO’s distribuídos entre Coordenação-Geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente/CGDS (18), Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação/CGEP (20) e Coordenação-Geral de Cooperação e Articulação de Políticas/CGCP (02), que se referem a projetos como Café com Sustentabilidade - Desenvolvimento Tecnológico das Energias Renováveis; Estudo da Política de Dados Abertos do Governo Federal; Programa Água para Todos; e Planos de Desenvolvimento (Salgueiro e entorno/PE, Campina Grande/PB). Sobre este último, o superintendente Marcelo Neves falou da satisfação de ver a Sudene entregar à sociedade um produto que vai possibilitar o desenvolvimento de uma região que faz parte da sua área de atuação. Resultado da parceria entre a Autarquia e outras instituições de planejamento, o projeto “Campina Grande 2035” – que traça metas relacionadas à qualidade de vida, prosperidade social e eficiência na gestão pública – foi lançado no último dia 24 e contou com a participação do gestor máximo e de técnicos da Sudene.
A Diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos conta com 34 projetos sob condução da Coordenação-Geral de Fundos de Desenvolvimento e Financiamento, relacionados a empreendimentos que se instalaram na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste através de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), como a Fiat e a Transnordestina.
A DAD conta com PO’s da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (04), Coordenação-Geral de logística, Administração e Finanças/Engenharia (03) e Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (01). Os destaques dessa Diretoria foram os projetos de Gestão por Competências e o do Sistema Informatizado de Gestão do FDNE/FDA/FDCO. Sob o comando da Coordenação-Geral de Gestão Institucional/CGGI, unidade responsável pelo Monitoramento dos Planos Operativos, está a Atualização do Regimento Interno, aprovado e implementado em fevereiro deste ano. Dos 85 projetos, 20 se mostraram concluídos.
A CGDS apresentou informações sobre um novo projeto, referente à pavimentação viária que está sendo realizada no município de Messias Targino/RN, fruto da Emenda Parlamentar do deputado federal Rogério Marinho/RN, que contará com recursos da ordem de R$ 250 mil. Marcelo Neves ressaltou a importância das emendas parlamentares, “que vêm promovendo uma maior aproximação da Sudene com os políticos que atuam na Região Nordeste”.
Os ciclos de monitoramento vêm sendo considerados estratégicos para a instituição, proporcionando uma visão global dos trabalhos em andamento, contribuindo para o cumprimento dos prazos e agilizando a execução das ações. O diretor de Administração, Antônio Magalhães Ribeiro, participou pela primeira vez do Ciclo de Monitoramento e parabenizou a CGGI por colocar em prática “esse instrumento fantástico, que possibilita acompanhar a evolução dos projetos”.
Agenda
Os próximos ciclos de monitoramento de 2017 serão nos dias 21 de junho, 22 de setembro e 15 de dezembro.