Notícias
Sudene busca estimular a inovação industrial
Foto: Ascom/Sudene
O encontro, comandado pelo superintendente Mário Gordilho e realizado na última terça-feira (16), contou com uma apresentação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), uma organização social qualificada pelo Poder Público Federal para apoiar instituições de pesquisa tecnológica, financiando projetos de inovação. Neste primeiro momento, a Sudene busca uma parceria que viabilize o desenvolvimento de uma colheitadeira de palma.
A palma forrageira é considerada estratégica para o semiárido devido à sua adaptabilidade ao ambiente e clima da Região, podendo ser uma saída para a alimentação animal nos períodos de estiagem. Para alavancar a produção do vegetal nos estados da área de atuação da Superintendência, foi criada a Rede Palma em 2017, que vem apostando na sua utilização de forma adensada, potencializando o volume produzido e adicionando valor nutritivo/proteico ao alimento que será destinado aos animais. Para isso, foi levantada a possibilidade de desenvolver uma colheitadeira que atenda a essa necessidade.
Ficou acertado, no encontro, que a Sudene vai verificar a possibilidade de utilizar ações orçamentárias de 2019, além de mobilizar o setor de metal mecânica para a demanda da colheitadeira. No modelo de financiamento utilizado pela Embrapii, as empresas podem se beneficiar individualmente, em parceria com outras empresas da cadeia, com concorrentes ou startups. A empresa conta com 792 projetos apoiados, inclusive em estados do Nordeste (Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco).
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr