Notícias
Sudene avança na viabilização de equipamento agroindustrial
Autarquia vai avaliar propostas comerciais de indústrias interessadas no desenvolvimento da máquina. Arte: Ascom (Sudene).
Na última terça-feira (23), a Sudene e Senai/Cimatec promoveram o I Workshop TechPalma, em parceria com Abimaq e Embrapii. O evento foi online e contou com a participação de representantes de seis empresas, que demonstraram interesse em levar adiante o projeto de criação de uma colheitadeira da palma. Um dos encaminhamentos do encontro foi o agendamento de reuniões da equipe da Sudene com representantes de cada empresa para ouvir as propostas comerciais do desenvolvimento da colheitadeira, com cronograma, entregas, valores de desembolso e demais detalhes do projeto.
A palma forrageira é considerada estratégica para o semiárido devido à sua adaptabilidade ao ambiente e clima da Região, podendo ser uma saída para a alimentação animal nos períodos de estiagem. Para alavancar a produção do vegetal nos estados da sua área de atuação, a Sudene criou a Rede Palma em 2017, que vem debatendo formas de utilização da palma de forma adensada, potencializando o volume produzido e adicionando valor nutritivo/proteico ao alimento que será destinado aos animais. Foi a partir daí que os técnicos da Autarquia identificaram a necessidade de desenvolver uma colheitadeira.
Além de ser uma alternativa para a dieta de bovinos, caprinos, suínos e aves, a palma pode ser aproveitada na fabricação de cosméticos e produção de energia, entre outras utilizações, apresentando-se como fator importante para o setor agroindustrial nordestino.