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Servidores da Sudene participam de capacitação
Técnicos da Sudene iniciaram nesta sexta-feira (13/04) o curso “Planejando o Desenvolvimento do Nordeste”, realizado pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A capacitação é fruto de uma parceria entre as instituições e pretende oferecer, ao final dos debates, uma série de recomendações setoriais ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), em elaboração pela superintendência. Cerca de 40 técnicos da autarquia participam do treinamento, que totalizará seis encontros e 24h de carga horária.
O curso utiliza a metodologia conhecida como PDIA, do inglês Problem Driven Iterative Adaptation (adaptação iterativa orientada a problemas, em tradução livre). Criada pelos professores Matt Andrews, Lant Princhett e Michael Woolcock, da escola de governo de Harvard (EUA), a dinâmica é baseada em uma estrutura de intervenção baseada em quatro passos: definir soluções locais para problemas locais; criar situações que permitam a experimentação e a inovação; desenvolver ciclos de gestão e aprendizado que possam propor soluções em tempo real aos problemas enfrentados; estimular a socialização de práticas exitosas entre setores de uma organização.
Assim, os técnicos da Sudene serão divididos em grupos que ficarão responsáveis pelos temas a serem abordados no PRDNE. Cada equipe vai realizar um diagnóstico que culminará com o desenho e implementação de políticas públicas. A ideia é construir relatórios que proponham metas e soluções para a versão final do plano de desenvolvimento.
A ementa do treinamento engloba, ainda, debates sobre os maiores desafios do desenvolvimento econômico regional, estudo de técnicas para diagnosticá-los e a construção de oportunidades de ação. Os participantes buscarão, ainda, identificar diferentes estratégias para atingir as metas propostas no PRDNE e desenvolver propostas para engajar outros atores para colocá-las em prática.
Coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, o economista José Farias avalia que as aulas são um marco no processo da construção do plano de desenvolvimento. “O valor agregado do uso das ferramentas modernas apresentadas pelo curso – como a PDIA, design thinking e o diagnóstico do crescimento – é muito alto. Isso nos ajuda a desenvolver diagnósticos efetivos para pensar os principais temas do PRDNE como inovação, infraestrutura, educação, investimentos, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável apontados pela ONU”, comentou.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
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