Notícias
Seminário Internacional de ZPE’s será realizado em Recife-PE
Na abertura do Seminário Internacional “ZPE's: Desafios para o Desenvolvimento Regional”, realizado nesta quarta-feira (18), no Hotel Atlante Plaza, em Recife (PE), o embaixador coreano Kyunglim Choi destacou a importância da cooperação entre a Sudene, os estados do Nordeste do Brasil e a Coréia para o desenvolvimento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE’s) na área de atuação da autarquia. Para Choi, o repasse da experiência coreana é uma referência importante para o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido pelo País há quase 50 anos.
O superintendente substituto da Sudene, Guilherme Rebouças, reforçou que um dos pontos positivos dessa parceria é o fortalecimento da articulação dos estados da área de atuação da Superintendência. Compareceram ao evento de hoje representantes de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Ceará.
Durante as palestras, os representantes da equipe coreana apontaram, entre os fatores para o sucesso da implantação de ZPE’s, a escolha dos locais onde elas serão implantadas, levando em consideração as condições adequadas para o escoamento da produção, como a proximidade a portos e à rede ferroviária. Outros pontos importantes citados foram a atração de investimentos estrangeiros e a definição de políticas de promoção de exportação e industrial, com foco nas ZPE’s.
O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação, Helson Braga, prestigiou o seminário e afirmou que “a Sudene está prestando uma contribuição muito importante para o desenvolvimento das ZPE’s, pois a Coréia é um país pioneiro e com uma história de sucesso em relação a essas Zonas de Processamento”. A Sudene coordenou, no final do ano passado, a comitiva de representantes dos governos estaduais do Nordeste e da autarquia na missão à Coréia, com o objetivo de conhecer o modelo coreano, viabilizando a cooperação com o Instituto de Desenvolvimento da Coréia (KDI).
O Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Keylle André Lima, e a diretora-presidente da Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Pecém S/A (CE), Cristiane Peres, foram unânimes na afirmação de que as recomendações que estão sendo repassadas pelos coreanos possibilitam que os erros sejam evitados e medidas certas sejam adotadas, no sentido de implantar com sucesso as Zonas de Processamento.
A partir do dia 19, o coordenador da delegação, Daewn Choi, viaja para Maceió (AL), Salvador (BA), Aracajú (SE) e São Luís (MA), onde será recebido por representantes dos governos estaduais. No dia 27, último dia da missão ao Brasil, Choi se reúne com o superintendente da Sudene, Paulo Fontana, às 9h, na sede da Superintendência.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud