Notícias
Seminário discute ações e técnicas de combate à desertificação e convívio com o semiárido
O combate à desertificação foi tema de um seminário promovido pelo Instituto Nacional do Seminário, evento no qual a Sudene marcou presença por meio dos técnicos Renato Oliveira e Ísis Moreira, da Coordenação Geral de Desenvolvimento Sustentável. Ocorrido em Campina Grande (PB) e encerrado ontem, o I Seminário Nacional de Combate à Desertificação, Degradação das Terras e Convivência com a Semiaridez para a Redução da Pobreza e um Desenvolvimento sustentável” reuniu, durante dois dias, pesquisadores atuantes em várias áreas do semiárido brasileiro para discutirem estratégias e práticas de adaptação a esse ambiente, levando em consideração aspectos científicos, tecnológicos e empíricos (práticas tradicionais já existentes). Os presentes também apresentaram contribuições sobre a vulnerabilidade das terras e populações diante das mudanças climáticas e da desertificação.
O seminário foi um evento preparatório para a 3ª Conferência Científica Internacional da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), que será realizada em Cancún, no México, entre 9 e 12 de março. A instituição reúne 193 países e, de acordo com o INSA, “estabelece padrões de trabalho e metas internacionais para construção de soluções que atendam às demandas socioambientais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, particularmente onde residem as populações mais pobres do planeta”.
Isis Moreira, engenheira ambiental da Sudene, fez uma avaliação positiva do evento, destacando que a oportunidade foi proveitosa para novas articulações institucionais. “Detectamos, entretanto, que há a necessidade de mais parcerias, afim de criarmos mais espaços para discussão do tema”, complementou.