Notícias
Rota de Economia Circular é instalada no Nordeste
Foto: Divulgação
A instalação foi no dia 12 deste mês, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), em Campina Grande (PB), durante a Oficina de Planejamento Estratégico sobre economia circular, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A economia circular propõe que os resíduos de uma indústria sirvam de matéria-prima reciclada para outra indústria ou para a própria. Além disso, defende o desenvolvimento de produtos levando em consideração o reaproveitamento que mantenha os materiais no ciclo produtivo.
Denominado Paraíba Circular, o Polo vai contar com uma carteira de projetos que prevê, entre outras atuações, desenvolvimento de estratégia comercial e de novos modelos de negócios sustentáveis; ações consorciadas, associativismo, cooperativismo e economia colaborativa; desenvolvimento da cadeia de fornecedores; desenvolvimento e acesso facilitado a laboratórios de pesquisa; cooperação e consórcios entre instituições para aquisição ou desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.
A expectativa é que Paraíba Circular seja a principal referência de economia circular na região do Nordeste e se transforme, até 2030, no melhor ambiente de articulação de projetos e politicas públicas de economia circular para o desenvolvimento dos APLs da Região. Durante a oficina foi formado o Comitê Gestor do Polo, cuja finalidade é identificar, viabilizar e acompanhar projetos, ações e questões gerais inerentes ao desenvolvimento do setor. As principais atribuições incluem a realização de reuniões, eventos e rodadas de negócios; interagir com universidades e institutos de ensino e pesquisa visando à inovação e à agregação de valor; promover a mobilização e o apoio técnico-político para viabilizar as ações previstas na Carteira de Projetos; Monitorar, avaliar e divulgar os resultados alcançados.
As Rotas são redes de arranjos produtivos locais - APL, associados a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). A Sudene, em parceria com o MDR, vem dando apoio, no âmbito do programa Rotas de Integração, aos polos que estão sendo instalados em sua área de atuação.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr