Notícias
Representante da Associação Piauiense de Municípios visita a Sudene
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene).
O representante da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, solicitou o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, no sentido de resolver os impasses que estão impedindo os munícipios do Estado de dar continuidade aos procedimentos necessários para concluir o processo, encerrando o termo de Compromisso do Programa Água para Todos (PAT). De acordo com informações da Força Tarefa criada pela Sudene para agilizar as ações do Programa, “poucos municípios conseguiram dar continuidade aos projetos, fato que gerou dificuldades a diversos entes federados beneficiários junto ao governo federal, em decorrência dos recursos anteriormente aportados no programa para aqueles municípios”.
A Sudene é responsável pelas ações do PAT em municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí, com o objetivo de implementar pelo menos três Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAAs). Tratam-se de tecnologias que incluem a captação, adução, tratamento (quando necessário), reservação e distribuição de água oriunda de corpos d'água, poços ou nascentes. A Força Tarefa informa que foram empenhadas, no ano de 2015, as duas parcelas de recursos previstas pelo Programa para 50 municípios, dos quais 30 tiveram a liberação efetuada.
O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, sugeriu que seja realizado um plano de ação para auxiliar os prefeitos quanto ao encerramento dos termos de compromisso daqueles entes não concluintes. Participaram também do encontro o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Autarquia, Sérgio Alencar; Marcus Calheira, chefe de gabinete; Thiago Coelho, procurador; Heber Nunes, da Comissão de Tomada de Contas Especial; e toda a equipe do Programa Água Para Todos.