Notícias
Inovação
Projeto de Indústria 4.0 apoiado pela Sudene é apresentado em evento de tecnologia na Alemanha
Foi apresentado, no evento, o Programa de Residência Tecnológica em Indústria (PE 4.0), voltado para a revitalização das indústrias pernambucanas e viabilizado por meio de parceria entre Sudene e UPE. Imagem: Pixabay
O Projeto será apresentado pelo diretor de Ambiente de Inovação e Formação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), Carmelo Bastos Filho, que também é cientista e professor da Universidade de Pernambuco (UPE). A convite da Embaixada da Alemanha, ele vai apresentar as ações do Governo de Pernambuco para inovar o setor industrial do estado. Um dessas ações vem sendo desenvolvida em parceria com a Sudene, denominado PE 4.0 (Programa de Residência Tecnológica em Indústria), voltado para a revitalização das indústrias através da capacitação de técnicos e gestores.
Foi assinado um convênio entre as duas instituições no valor de R$ 340 mil, repassados pela Sudene para a Universidade de Pernambuco (UPE), possibilitando o atendimento a 10 indústrias do estado. A qualificação e os projetos de pesquisa e desenvolvimento previstos no programa incluem sistema de realidade aumentada para treinamento das equipes, otimização de temperatura de fornos, linha robotizada para esmaltação de louças, controle e detecção de vidros fora da especificação. O curso tem caráter de pós-graduação lato sensu e por ser considerado uma experiência exitosa foi ampliado para outros estados da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (projeto denominado NE 4.0). A ideia é ampliar a adoção de novas tecnologias por parte das indústrias da região, envolvendo diversos segmentos e capacitando mão de obra de alta qualificação.
O projeto conta com ações estratégicas de médio prazo voltadas para o desenvolvimento de metodologia de monitoramento do nível de maturidade da Indústria 4.0 para acompanhamento da Sudene e suporte ao desenvolvimento de políticas públicas; criação de Espaços de Inovação Nordeste; e implantação de residência em Cloud Computing (computação em nuvem). Implantado inicialmente nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, o investimento previsto para o NE 4.0 foi de R$ 1,26 milhão. O "Industry 4.0 - Digitalization of the Economy", na Alemanha, reúne representantes de universidades, governos e empresas do país-sede, além do Chile, Austrália, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Hungria, Grã-Bretanha e Paquistão.
PRDNE e a Indústria 4.0
A dimensão da inovação é a escolha estratégica do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para reposicionar a produção e circulação de riqueza, emprego, oportunidades e qualidade de vida na área de atuação da Sudene. “Ciência, Tecnologia e Inovação” é um dos eixos do plano, que prevê, entre outras ações, a criação de condições para que as cidades intermediárias se apropriem das novas tecnologias digitais (IoT e indústria 4.0), fortalecendo a eficiência dos serviços públicos. Um dos projetos do eixo visa à consolidação e difusão da TIC associada a IOT, inteligência artificial e indústria 4.0, em interação com o conjunto da economia e dos serviços da Região.
Por Carla Pimentel