Notícias
Oficina traz sugestões para o Fórum Mundial da Água
Fotos: Társio Alves
O encontro foi realizado nesta terça-feira (15), em Recife, e contou com a participação de representantes de instituições federais, estaduais e municipais, além de representantes da academia e da iniciativa privada. Foi ressaltada a importância de apresentar propostas de interesse da Região Nordeste, que vem enfrentado um longo período de estiagem. O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, integrou a mesa de abertura e afirmou que esse “recorte regional” é fundamental na busca por uma solução para a crise hídrica regional.
Para o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional (MI), que representou o ministro Hélder Barbalho, Mário Ribeiro, essa é uma oportunidade de “compartilhar conhecimento, anseios e perspectivas”, além de possibilitar que o Brasil contribua para o desenvolvimento sustentável. O evento contou com apresentações sobre as etapas do processo preparatório do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, entre 18 e 23 de março de 2018, proferida pelo presidente da Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais (Cobraphi) e diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). O assessor especial do MI, Irani Braga Ramos, falou sobre o processo regional, destacando temas que serão abordados no Fórum, como “Clima: segurança hídrica e mudanças climáticas”, “Pessoas: água, saneamento e saúde”, “Desenvolvimento: água para o desenvolvimento sustentável”.
A reunião culminou com a realização de oficina, na qual foram apresentadas sugestões a serem incluídas no Relatório Regional Brasil, que será encaminhado ao Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe (PHI-LAC), da UNESCO, e integrarão o Relatório da América do Sul. O documento pretende ampliar as questões relativas aos recursos hídricos no país, contribuindo para a obtenção de uma visão mais completa sobre o tema e a consolidação do material a ser encaminhado ao PHI-LAC. Os participantes da oficina, entre eles os técnicos da Diretoria de Planejamento da Sudene, indicaram questões prioritárias para a gestão dos recursos hídricos no Brasil, levantaram os desafios para solucionar os problemas relativos ao tema e elencaram os impactos positivos esperados.
O relatório sulamericano utilizará as sugestões brasileiras, bem como os relatórios encaminhados pelas Comissões Nacionais do PHI dos demais países da América do Sul. Quando estiver concluído, o PHI-LAC encaminhará o documento da sub-região da América do Sul ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), coordenador do Processo Regional das Américas, que integrará o conteúdo ao Relatório das Américas do Processo Regional para o 8º Fórum Mundial da Água.
Além da etapa do Nordeste, também serão realizados encontros nas regiões Norte (Belém/PA, 18 de agosto), Sudeste (São Paulo/SP, 21 de agosto), Centro Oeste (Brasília/DF, 22 de agosto) e Sul (Porto Alegre/RS, 24 de agosto).
MULTIMÍDIA
Confira, a seguir, boletim em áudio, do evento:
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud