Notícias
João Paulo destaca investimento para setor produtivo no Semiárido
O evento, realizado quinta-feira (22/10) e sexta-feira (23/10), em Petrolina (PE), se propõe a apontar os projetos considerados prioritários para impulsionar o crescimento econômico e social dos municípios que compõem o grupo e representam as maiores economias do interior nordestino. Segundo o gestor máximo da Autarquia, os encontros do G20 Semiárido podem ampliar o leque de investimentos para a região e promover o desenvolvimento econômico. João Paulo se comprometeu em apresentar as propostas relevantes do grupo ao Conselho Deliberativo da Sudene. “Esse grupo nasce com a força da união de uma região que ocupa 60% do território nordestino e responde por 40% da população do Nordeste”, enfatizou. O superintendente defende, ainda, que os casos de sucesso identificados nesses municípios sejam replicados em outras localidades.
De acordo com informações da economista Tânia Bacelar, a taxa de urbanização do semiárido é maior que a média do Nordeste e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresce mais do que a média do Brasil. Outro dado apresentado revela que os municípios que formam o grupo representam um PIB da ordem de R$ 50 bilhões e tem uma população de 4,6 milhões de habitantes.
Sudene
Nove, dos 11 estados da área de atuação da Sudene, possuem municípios no Semiárido (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais). Ao todo são 1.133 municípios, o que representa 56,96% das cidades atendidas pela Autarquia dentro do semiárido.
Foto: Divulgação/Mais PB