Notícias
Inovação
Inova Mulher entra na fase final de inscrições
Empreendedoras podem submeter projetos nas áreas de educação, bioeconomia e economia criativa. Foto: Freepik.com.
Hoje, 30 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Mulher. A data foi incluída no calendário oficial brasileiro para ressaltar “a integração da mulher no processo de desenvolvimento”, como menciona a Lei 6.791/80, que instituiu a celebração. E a Sudene aproveita a ocasião para lembrar que esta é a última semana de inscrição de projetos no edital Inova Mulher. O certame que impulsiona a liderança feminina receberá propostas até o dia 7 de maio por meio do e-mail editalinovamulher@sudene.gov.br.
O edital vai apoiar iniciativas de empresas cuja gestão e liderança sejam realizadas por mulheres. A desigualdade de gênero no mercado de trabalho foi um dos indicadores que levou a autarquia a lançar o edital, possibilitando a criação de instrumentos de afirmação do empreendedorismo feminino, como indicado no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).
Serão destinados R$ 4 milhões para apoiar até 51 projetos representando todos os estados da área de atuação da Sudene. As linhas setoriais prioritárias são economia criativa, bioeconomia e educação. Cada proposta receberá até R$ 80 mil e deve apresentar, em algum nível, um caráter inovador, na forma de novos processos ou produtos que estejam alinhados com a necessidade de desenvolvimento social e econômico do território sob influência das ações da Autarquia.
Para o superintendente Danilo Cabral, a Sudene é uma instituição criada para promover maior equidade social, e nesse sentido, precisa criar mecanismos que cumpram este papel. “Queremos facilitar a maior participação possível das mulheres no certame, o que é fundamental para promover a igualdade de gênero, nesta que é a primeira resposta para reposicionar a instituição neste debate”.
O projeto deverá ser apresentado com os devidos anexos, assinados eletronicamente pela responsável legal e enviados para a Sudene. O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira de caráter classificatório. Na fase seguinte, ocorre a habilitação, que consiste na análise dos documentos. O resultado final será divulgado em julho e o prazo de execução será de 12 meses.
Para saber mais sobre o edital ou tirar dúvidas sobre o processo, as interessadas podem enviar um e-mail para editalinovamulher@sudene.gov.br. As informações também estão disponíveis na página www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inovamulher.
Por Francisco Mota
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (Sudene)
Siga nossas redes sociais: Instagram | X | Facebook | YouTube