Notícias
Capacitação
IFCE inicia curso de formação de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, apoiado pela Sudene
Os R$ 230 mil repassados pela Sudene vão beneficiar pessoas de baixa renda, com ensino fundamental completo dos municípios de Abaiara, Brejo Santo e Milagres. Foto: Divulgação
Os recursos foram repassados para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado (IFCE), através de um termo de execução descentralizada (TED). A iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste é para suprir a necessidade de mão de obra qualificada que atenda a demanda do mercado no Cariri cearense. De acordo com o Atlas Eólico e Solar do estado, a região sul do Ceará, que inclui o Cariri, tem capacidade aproximada de 2,38 mil quilômetros quadrados prontos para exploração de energia solar e eólica, totalizando 28,8 mil megawatts (MW) de capacidade instalável na área.
A solenidade de abertura do curso aconteceu no último dia 7, no campus Juazeiro do Norte do IFCE e contou com a participação do diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Raimundo Gomes de Matos. O gestor afirmou que a parceria entre a Superintendência e o IFCE vai possibilitar que 70 jovens se capacitem e passem a ter acesso a emprego e renda. Ressaltou que a Autarquia está financiando, através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), um complexo de parque solar fotovoltaico de geração de energia elétrica na região do Cariri, que poderá se beneficiar da capacitação.
Os R$ 230 mil repassados pela Sudene vão beneficiar pessoas de baixa renda, com ensino fundamental completo dos municípios de Abaiara, Brejo Santo e Milagres. O curso terá 160h de carga horária, sendo oferecido na modalidade presencial, com uma matriz curricular comporta por dois módulos. O inicial, de nível básico, contempla as disciplinas de eletricidade básica, fundamentos de energia solar fotovoltaica e instalações elétricas. Na formação específica, os alunos participarão de aulas de tecnologia fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos e montagem de sistemas. Ao final de cada turma, será realizado um workshop para proporcionar uma integração entre os estudantes e empresas da região.
Por Carla Pimentel